123º Concerto USP Filarmônica acontece no dia 26

USP-Filarmônica Orquestra de alunos da FFCLRP-USP sediada em Ribeirão Preto e São Carlos apresenta:

123º Concerto da USP-Filarmônica
26 de junho, quarta-feira, 20h30, Teatro Universitário Florestan Fernandes da UFSCar

USP-Filarmônica, sob regência de Rubens Russomanno Ricciardi

Solistas:
Jeferson Souza (fagote, Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, Niterói), André Pfeiffer (violão, aluno de graduação da FFCLRP-USP)

Maestro convidado:
Vantoil de Souza (titular da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, coordenador do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa e secretário municipal de Educação de Barra Mansa)

PROGRAMA (sem intervalo)

Liduino Pitombeira (*Russas, 1962)
Concerto para Fagote e Orquestra (2004)
I) Patativa do Assaré
II) Quarup
III) Choro

Joaquín Rodrigo Vidre (Sagunto, 1901 – Madrid, 1999)
Concierto de Aranjuez para violão e orquestra (Paris, 1939)
I) Allegro
II) Adagio
III) Allegro gentile

César Guerra-Peixe (Petrópolis, 1914 – Rio de Janeiro, 1993)
Mourão (ca.1950), com novas partes de sopros e percussão inseridas, elaboradas por Rubens Russomanno Ricciardi (2014)

Jeferson Souza – fagote
Mestre em música e bacharel em fagote pela EM-UFRJ, aluno de Aloysio Fagerlande. Integrou as orquestras sinfônicas de Barra Mansa e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi aluno de intercâmbio na Escola Superior de Música de Karlsruhe, Alemanha, aluno de David Tomas-Realp. Já foi músico convidado da OSB, Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e OSESP. Atualmente é fagotista do Quinteto Lorenzo Fernandez e da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, em Niterói.

André Eiva Pfeiffer – violão
Natural de Santos, é aluno de graduação de Gustavo Silveira Costa pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP. Apresenta-se como solista da USP-Filarmônica, neste concerto, por conta de seus méritos artísticos e acadêmicos, indicado pelo conjunto de professores do Conselho da USP-Filarmônica.

Vantoil de Souza – maestro convidado
Graduado em direito e em música pelo Centro Universitário de Barra Mansa, é também mestre em música pela EM-UFRJ. Atuou como contrabaixista na Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica de Goiânia e na Orquestra da UFG. Estreou nos Estados Unidos, regendo concerto dedicado à música latina, no Carnegie Hall, em Nova York. Pesquisador em educação musical, coordena projetos para escolas brasileiras e coordena o Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, que atende mais de 22 mil alunos, em 72 unidades educacionais do município e cinco unidades do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é secretário municipal de Educação de Barra Mansa. É também fundador e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, da qual é o maestro principal.

Ingressos:
Os ingressos serão distribuídos a todo público, independentemente do vínculo com a USP ou UFSCar, nos seguintes locais:

– Distribuição na USP:
A partir do dia 24/06, segunda-feira, das 8h às 13h e das 14h às 18h, no Centro Cultural USP, Av. Dr. Carlos Botelho, 1465.

– Distribuição na UFSCar:
A distribuição de convites da UFSCar, acontecerá na Coordenadoria de Apoio a Eventos – CAEv, no próprio dia 26/06, a partir das 14h. A CAEv está localizada ao lado dos auditórios da Biblioteca Comunitária, na área norte da UFSCar.

ATENÇÃO:
– Serão permitidos apenas 2 (dois) ingressos por pessoa.

Realização:
USP