Exposição “Memórias Negras” no Centro Cultural

No dia 13 de abril de 2023, acontecerá o evento de abertura da Exposição Memórias Negras que acontece no Centro Cultural da USP São Carlos, de 13 de abril a 13 de maio de 2023.

A abertura do evento conta com apresentação do Coral Afro SoulJazz – Regência Savana Mirela e Sérgio Alberto e a Roda de conversa com Casimiro Paschoal Lumbandanga da Silva, Mirela Cristina Evaristo, Odila dos Santos de Aguiar, Carlos Eduardo Santa Maria e Telmo Augusto dos Santos representando Jeusa Santos do Rosário (In memorian).

A exposição Memórias Negras é fruto do Projeto Memórias Negras desenvolvido pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo e o Centro Cultural, ambos da Universidade de São Paulo, durante o ano de 2022 com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. O projeto dialoga com pesquisas atuais nos campos da Arquitetura e do Urbanismo e com temas vinculados ao registro e à preservação do Patrimônio Cultural Afro-brasileiro. Interseccionando os conceitos de raça, espaço urbano e arquitetura, o projeto vem mapeando os territórios negros urbanos localizados no município de São Carlos, os quais, segundo, Oliveira (2018), se configuram historicamente como espaços que concentram memórias e estratégias de resistências empreendidas por esses sujeitos em seus cotidianos, tanto no espaço público das ruas, quanto nos espaços privados das suas moradias para se apoderarem de uma cidade que lhes tem sido historicamente negada.
Equipe:
Coordenação: Profa. Dra. Eulalia Portela Negrelos (IAU-USP)
Edison Santiago coordenador do Centro Cultura da USP
Pesquisadores
Joana D’Arc de Oliveira – Bolsista de Pós-doutorado (IAU-USP)
Gerlânia Bezerra da Costa – Bolsista de Iniciação Científica (IAU-USP)
Jéssica Ariane Campaneri Sposito – Bolsista de Iniciação Científica (IAU-USP)
Maria Eduarda Vital Ramos – Bolsista de Iniciação Científica (FE-USP)
Colaboração: Vivian Davies – Creche e Pré-escola São Carlos USP.