2020: o ano em que o ICMC não parou – Parte III

Em 2020, os funcionários da USP aprenderam que há muitos nomes para designar essa nova modalidade de trabalho popularizada durante a pandemia. Mas, independentemente do termo que você utilize, o principal aprendizado desse período em que a Universidade continuou funcionando – apesar de ninguém percorrer os corredores de suas unidades de ensino e pesquisa – é que a nova modalidade de trabalho funciona. E muito bem!

Exemplos e dados coletados no ICMC evidenciam significativos avanços na quantidade e na qualidade de serviços, atendimentos e produtos gerados nesses tempos de ficar em casa, trabalhando…

A ÚLTIMA REUNIÃO DO ANO

É sexta-feira, 18 de dezembro de 2020. Quando o relógio marca 10h30, cerca de 70 funcionários técnico-administrativos do ICMC aglomeram-se em uma sala de reunião do Google Meet. Todos estão em suas casas, trabalhando em segurança.

Há certo pesar no ar, pela impossibilidade de, como em todos os anos, esse encontro ser presencial, cheio de abraços. Mas há também muito orgulho nos olhos de quem faz parte desse time e conseguiu superar todos os desafios deste ano. Aprendizado, superação, união, dedicação. Palavras que se destacam em meio aos depoimentos de quem pede para ser ouvido.

A professora Maria Cristina Ferreira de Oliveira, diretora do ICMC, encerra a reunião agradecendo o empenho dos funcionários para manter a segurança e a saúde de todos sem que, para isso, fosse necessário prejudicar as atividades da Universidade. 

Apesar de 2020, o saldo é positivo.

NADA DISSO SERIA POSSÍVEL SEM A SEÇÃO TÉCNICA DE INFORMÁTICA

Com a vida transformada em códigos de computador, a Seção Técnica de Informática foi indispensável para que os diversos setores do ICMC seguissem trabalhando normalmente. De empréstimo de equipamentos a adequação de sistemas, de suporte a eventos a aulas virtuais, o apoio do setor se fez notável em todos os lados. 

Não é à toa que, na reunião feita com a Diretoria, no dia 18, diversos setores destacaram a prestatividade e empenho dessa Seção. Entre as ações de destaque da área está o Sistema de Monitoração Inteligente (SIMI), uma aplicação criada para identificar a aglomeração de pessoas nos espaços do Instituto, utilizando dados da rede sem-fio.

O sistema captura a quantidade de dispositivos associados aos pontos de acesso da rede sem fio do ICMC e compara com o espaçamento social recomendado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, estabelecendo limiares de ocupação, bloco a bloco.

Sendo assim, o SIMI possibilita visualizar a ocupação dos prédios e andares do ICMC, ilustrada na forma de gráficos e imagens georreferenciadas, que também serão apresentadas nos televisores instalados nos corredores. Além disso, alarmes serão enviados à administração, caso algum limiar de ocupação seja ultrapassado.

O BALCÃO DE ATENDIMENTO AINDA FERVILHA

O ano começou com aquela agitação costumeira, cansativa e gostosa. A emoção da colação de grau em janeiro, com os formandos, seus familiares e amigos lotando o auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. Lágrimas de alegria e saudades. Um ciclo se fechando.

Dias depois, outro ciclo se inicia. Era vez de dar boas-vindas aos calouros e veteranos, os corredores do ICMC voltando a tomar vida, aquela alegria da garotada invadindo novamente os prédios. 
 

Muitos sonhos circulando por ali e o balcão da Seção de Graduação fervilhando! As perguntas de sempre junto com as perguntas criativas que nos desafiam a cada dia.

Os sorrisos, o nervosismo, a ansiedade e todo tipo de manifestação e sentimento em forma de aluno estava ali, naquele balcão. Misturados com os sentimentos da equipe que se esforçava a cada dia para atender todas as demandas e melhorar a cada dia.

Então chegou março e, com ele, a pandemia. Em poucos dias, presenciamos os corredores ficarem vazios com a suspensão das aulas presenciais e a tensão crescer à medida que aumentava o número de casos da doença e de perdas humanas (cada vez mais perto).

 

A despedida da equipe, antes de mergulhar no home office, foi triste, rápida, sem abraços, com um “se cuida e até breve”, sem saber quando seria esse “breve”. Em meio à adaptação à nova realidade de trabalho, aos desafios em relação a equipamentos e infraestrutura, às incertezas em relação à saúde (física e mental), o maior objetivo era estar, o máximo possível, à disposição dos alunos de graduação.

 

O balcão de atendimento da Seção de Graduação precisava continuar fervilhando. Foi preciso reinventá-lo, adaptá-lo ao mundo virtual. Todos os documentos e procedimentos passaram a ser enviados e recebidos eletronicamente, por e-mail ou via formulários. Instagram e Facebook se tornaram novos canais de comunicação.

Para possibilitar que os alunos continuassem a ter aulas, agora remotamente, foram distribuídos kits de acesso à internet e emprestados notebooks.

 

 

 …o Google Meet virou balcão de atendimento de matrícula para esclarecer as dúvidas dos ingressantes.

… tornaram-se remotas as reuniões da Comissão de Graduação e das comissões coordenadoras dos cursos de graduação.

… o ICMC fez uma colação de grau virtual.

Alunos pioneiros na colação de grau virtual. Na foto, todos acompanham o juramento, direto de suas casas.

Como sempre, o balcão de atendimento da Seção de Graduação fervilha!

De um jeito novo, os sonhos continuam circulando, junto com as perguntas de sempre (e também com as perguntas criativas), com os sorrisos, o nervosismo, a ansiedade e todo tipo de manifestação e sentimento em forma de aluno.

MESTRES E DOUTORES PELAS TELAS

Tal como o balcão de atendimento da graduação, a seção de pós-graduação continuou fervilhando em 2020. Os atendimentos às demandas dos estudantes prosseguiram a distância.

Da mesma forma, passaram a ser efetuadas de forma virtual todas as bancas de qualificação e defesa de mestrado e doutorado, antes realizadas presencialmente.

A área de assistência acadêmica do ICMC, da qual fazem parte a seção de graduação e a seção de pós-graduação, também adaptou os concursos de livre-docência e os processos seletivos docentes ao mundo online. Em 2020, a nova sistemática já foi adotada para a realização bem-sucedida de um concurso e de um processo seletivo.

Na tela, a defesa de doutorado de Carlos Diego Nascimento Damasceno no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC. O trabalho já está disponível na biblioteca de teses e dissertações da USP: Learning finite state machine models of evolving systems: From evolution over time to variability in space.

LIVROS POR WHATSAPP

Uma das principais inovações da Biblioteca Achille Bassi nesses tempos de pandemia é o serviço de atendimento via WhatsApp, que possibilita à comunidade do ICMC esclarecer dúvidas e resolver imprevistos de última hora. Houve também o fortalecimento dos serviços online de atendimento já existentes (e-mail, Skype, chat e redes sociais).

Desde setembro, tornou-se possível solicitar, por e-mail, empréstimos de obras e retirá-las, em segurança, mediante agendamento. A novidade foi proposta pela equipe depois de cinco meses sem poder atender às demandas por materiais impressos.

Além disso, todas as atividades oferecidas pela Biblioteca como suporte à pesquisa – levantamento bibliográfico, identificadores digitais, normalização técnica, busca por fontes de informação etc. – continuaram sendo realizadas remotamente, com muita eficiência e a mesma qualidade. Ocorreu até mesmo um aumento na produtividade dos funcionários responsáveis por inserir dados nos repositórios institucionais.

Dados de atendimentos presenciais por agendamento, iniciados em setembro

Com o fechamento dos espaços em março, foram interrompidos os cerca de 100 atendimentos presenciais diários realizados pela equipe e o local deixou de acolher as 400 pessoas que por ali passavam. “Em contrapartida, em toda a USP, houve um fortalecimento da política de coleções digitais”, explica a bibliotecária Juliana Moraes, chefe técnica da Biblioteca. 

Ela destaca ainda que foi efetuado um levantamento de experiências de bibliotecas universitárias, nacionais e internacionais, sobre a conduta e serviços disponíveis durante a pandemia. Em abril, as bibliotecas da USP elaboraram, em conjunto, um protocolo de biossegurança específico para atender às necessidades desses espaços destinados ao saber.

 

 

Juliana Moraes, chefe técnica da Biblioteca

“Não sabemos como o usuário se comportará no pós-pandemia. É necessário observar se teremos mudanças permanentes em função do aprendizado da pandemia na organização da vida pessoal e acadêmica a distância ou se, com o passar do tempo, retomaremos as práticas anteriores.

Nossa equipe precisará identificar as mudanças de comportamento quanto aos serviços oferecidos e como são oferecidos, assim como o uso dos espaços, e também verificar novas demandas e a forma preferida de acesso e uso desses serviços. A partir disso, faremos as mudanças necessárias para esse novo cenário.

Por outro lado, como forma de sanar a lacuna de convivência, da sensação de pertencimento e de trocas, é possível que tenhamos um retorno presencial à Biblioteca, no pós-pandemia, com maior volume de pessoas. Pois muitos estarão ansiosos por espaços coletivos e mesmo por espaços individuais para estudo que estejam inseridos fisicamente na comunidade.”

Serviços adaptados

  • Disponibilização de empréstimo de livros e teses do acervo mediante solicitação por e-mail e agendamento de retirada
  • Necessidade de quarentena de 7 dias para os livros devolvidos
  • Disponibilização de salas para quarentena dos livros
  • Devoluções exclusivamente na caixa 24 horas
  • Renovações automáticas para as obras emprestadas

APESAR DE DISTANTES, MANTIVEMOS CONTATO

Se a ciência teve destaque neste ano, a comunicação da ciência também acompanhou essa curva. Na comunicação do ICMC, os contatos de veículos de imprensa procurando conteúdos e especialistas saltaram de 181 atendimentos, em 2019, para 284, e o ano ainda não acabou.

A procura por conteúdos do Instituto também cresceu. Só no Instagram, o número de seguidores mais que dobrou no período de janeiro a dezembro:

Ao todo, a equipe atendeu 312 pedidos de divulgação. Desses, 253 viraram posts em redes sociais. No Instagram, o conteúdo que mais fez sucesso simboliza bem o sentimento de saudade que a quarentena nos trouxe. Na publicação, uma sequência de imagens mostra os belos jardins do ICMC ocupados apenas pelas flores, suas únicas companheiras em muitos dos dias deste ano.

A equipe de evento do ICMC – que faz parte junto com a comunicação da Seção de Apoio Institucional (SCAPINST) – também se transformou. Dos auditórios lotados para as telas de computador, eles adaptaram o conteúdo e conseguiram, com eventos e cursos de extensão online, receber um maior número de participantes em cada atividade:

Até mesmo eventos formais tiveram suas releituras feitas para o mundo digital. A tradicional entrega do Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2020 foi um desses exemplos, que reuniu 92 pessoas no evento ao vivo que premiava o vencedor da edição de 2019, Carlos Andrés Chirre Chávez. No ano passado, 60 pessoas compareceram ao evento presencial, o que demonstra o quanto a rede amplia as possibilidades para esses encontros.

Apenas no canal tv.icmc.usp.br, que reuniu as transmissões ao vivo realizadas em 2020, foram computadas 2,3 mil horas de exibição de conteúdo.

SUPERANDO AS EXPECTATIVAS NA ÁREA FINANCEIRA

Imagine o quanto foi desafiador, em tempos de teletrabalho, manter o gerenciamento de projetos, a formalização de convênios, a realização de pagamentos, compras, licitações, recebimentos de mercadorias, logística de entrega, cadastros em sistemas, assinaturas em termos de bolsas, controle de almoxarifado e de patrimônio de bens. A equipe da área financeira do ICMC conseguiu fazer tudo isso, mantendo a qualidade e a quantidade de atendimentos.

Apesar de tudo que foi realizado no ano, os gastos foram alocados de forma similar nas modalidades. Destaque para as licitações, que mantiveram a transparência nas compras mais dispendiosas.

Não só gastos foram mantidos, mas também os auxílios concedidos por agências de fomento, que financiam grande parte da pesquisa no ICMC. Os números de bolsas também se mantiveram.

E ainda tivemos expansão em convênios firmados, que ampliam as possibilidade de ensino, pesquisa, cultura e extensão em parcerias com outras instituições.

Depois de completar quase 40 semanas atuando dessa forma, a equipe se sente mais segura e preparada. O reconhecimento por, muitas vezes, superar as expectativas dos usuários, chegou por meio de agradecimentos pela postura profissional na condução de todas as atividades.

TEMPO DE ARRUMAR A CASA

Quando for possível retornar ao convívio social, a comunidade vai se deparar com um ICMC diferente. As mudanças provocadas pela pandemia já são visíveis nos blocos que compõem o Instituto.

Aproveitando que os prédios estavam vazios, a assistência técnica administrativa do ICMC aproveitou para reformar, adequar e melhorar os espaços do ICMC: 14 ambientes tiveram projetos de reforma ou revitalização colocados em andamento este ano. 

Um dos projetos iniciados que trará grande impacto para toda a comunidade é a colocação de vidros para fechar o Hiperespaço Loibel, localizado no hall da Biblioteca Achille Bassi. Em dezembro, também aconteceu a remoção de materiais, objetos e móveis armazenados na tenda colocada no jardim interno, que foi definitivamente desmontada

Já outras reformas, como a inserção de janelas na sala ocupada pela Seção de Apoio Institucional, no térreo do bloco 4, visam tornar os ambientes mais seguros para o retorno ao trabalho presencial. A gráfica, a copa da área de convivência e a equipe de apoio operacional também ganharão novas instalações.

Além das reformas para proteger a comunidade, uma lista mostra todos os itens adquiridos para o enfrentamento da pandemia, tal como dispensers de álcool, tapetes sanitizantes, cartazes informativos, anteparos de cristal para os guichês e balcões de atendimento e demais acessórios de proteção.

PARCERIAS A TODO VAPOR

Desde que o ICMC passou a ser reconhecido como um polo de capital intelectual nas áreas de computação, matemática ou estatística, bem como um dos maiores centros formadores de recursos humanos qualificados, empresas e instituições procuram o Instituto em busca de parcerias. 

Diante do cenário desafiador de uma pandemia global, o ICMC se tornou um ponto de luz para quem precisa solucionar desafios de alta complexidade técnica, capacitar a equipe ou encontrar novos talentos. 

A equipe do Escritório de Parcerias do ICMC nunca trabalhou tanto quanto em 2020, construindo interações com grandes corporações, pequenas e médias empresas, startups, órgãos do governo e do terceiro setor. Confira, a seguir, alguns resultados desse trabalho.

MENSAGEM DA DIRETORA

Finalizamos essa publicação com a mensagem da professora Maria Cristina Ferreira de Oliveira, diretora do ICMC,  durante a reunião citada no começo desta matéria:

“As oportunidades para encontrarmos poderes mais profundos em nós mesmos surgem quando a vida parece mais desafiadora.”

Joseph Campbell

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