207 alunos no Curso de Inovação e Empreendedorismo: Iniciativa aberta a todos os alunos do Campus

Uma experiência singular para a formação dos alunos da USP São Carlos, agregando, em simultâneo, palestras proferidas por pessoas que atuam no setor produtivo e que trazem para eles uma visão mais prática da inovação no contexto do mercado

Prof. Alessandro Nascimento

Como forma de aproveitar o período inter-semestral de docentes e discentes, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) lançou este ano o Curso de Inovação e Empreendedorismo dedicada a todos os alunos de graduação da USP São Carlos, estando neste momento inscritos 207 alunos oriundos do Institutos de Física, Química, Ciências Matemáticas e Computação, e Escola de Engenharia.

Coordenada pelo Prof. Alessandro Nascimento (IFSC/USP), esta disciplina optativa livre, inovadora, é uma forma de maximizar o aproveitamento do aluno no seu curso sem sobrecarregar o semestre letivo com um número elevado de disciplinas. A adesão dos alunos a este Curso de Inovação e Empreendedorismo mostra que a oferta de disciplinas no período entre os semestres é algo que interessa aos alunos, fato que surpreendeu os professores que não esperavam por tantas inscrições.

O Prof. Alessandro Nascimento destaca que a disciplina combina atividades práticas propostas pelos docentes do IFSC/USP com um material fantástico que foi desenvolvido pela Agência USP de Inovação (AUSPIN). “Conseguimos trazer a visão de inovação e de empreendedorismo pela ótica de quem vivencia a inovação diariamente. Esta experiência também é singular e está se mostrando muito proveitosa para a formação dos nossos alunos, agregando, em simultâneo, palestras proferidas por pessoas que atuam no setor produtivo e que trazem para eles uma visão mais prática da inovação no contexto do mercado”.

Este curso inova, também, ao agregar alunos da graduação e da pós- graduação, uma experiência compartilhada e que em grande parte só foi possível por conta do formato online que a USP adotou para as aulas, devido à pandemia da COVID-19, e pelo apoio dado pelo Escritório de Ações para Imersão no Mercado de Trabalho (EAIMT).
“Esta parceria tem uma razão: entendemos que este curso pode despertar o espírito empreendedor em alguns dos nossos alunos, dando-lhes mais conhecimento, para que vejam o empreendedorismo e a inovação como oportunidades de construção de uma carreira, até porque o IFSC/USP tem vários exemplos de alunos egressos que
escolheram o empreendedorismo como opção e carreira. Por isso, esperamos que muitos outros sigam este caminho”, finaliza Alessandro Nascimento.

Por Rui Sintra – jornalista – IFSC/USP