Busto de Dante Alighieri volta ao prédio do CDCC na comemoração dos 40 anos

No ano em que o CDCC completa 40 anos de sua criação, o busto de Dante Alighieri voltará ao prédio onde era originalmente exposto, quando ainda sediava a Sociedade Italiana Dante Alighieri.

Em uma parceria com a Prefeitura de São Carlos, com o intermédio da Fundação Pró-Memória, o busto foi emprestado ao CDCC e será exposto ao público durante as comemorações que ocorrerão ao longo do ano, com início em maio.

Em 05 de março de 2020, equipe da prefeitura retirou o busto da Praça Itália para ser enviado ao CDCC (crédito da imagem: José Braz Mania)

 

A história do busto e do prédio

O prédio do CDCC foi inaugurado em 1908, com finalidade de ser sede da Sociedade Italiana Dante Alighieri.  Foi essa entidade que encomendou o busto de Dante Alighieri e depois o instalou no saguão do prédio, em 1926. Em 1968, o busto foi cedido à cidade de São Carlos e depois exposto na Praça Itália.

Prédio inaugurado em 1908, ainda sem o segundo andar, concluído em 1922 (imagem: acervo CDCC)

 

Em 1951, o prédio foi alugado para a Universidade de São Paulo (USP), onde foram iniciadas as atividades da Escola de Engenharia de São Carlos e posteriormente de outros institutos. O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) também foi instalado no prédio, e em maio de 1980 se deu sua criação oficial. Em 1985, o imóvel foi comprado definitivamente pela USP.

Fachada atual do prédio do CDCC

 

De quem é o busto

Dante Alighieri, que nasceu em Florença e viveu de 1265 a 1321, é considerado o maior poeta italiano. Escreveu “A Divina Comédia”, uma das obras-primas da literatura universal. 

Busto de Dante Alighieri, que será exposto no CDCC (crédito da imagem: José Braz Mania)

 

Mais informações:
Comunicação do CDCC: (16) 3373-8291
E-mail: comunica@cdcc.usp.br

Por Comunicação do CDCC

VEJA TAMBÉM ...