46 propostas de consórcios acadêmicos foram selecionadas para 2021

Os consórcios acadêmicos desenvolverão atividades integradas e inovadoras voltadas à excelência do ensino de graduação

Fotomontagem de Jornal da USP sobre fotos de Cecília Bastos/USP Imagens e Marcos Santos/USP Imagens

A Pró-Reitoria de Graduação selecionou 46 projetos para a formação de Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação (CAEG). Os projetos devem ser executados durante o ano de 2021.

O consórcio acadêmico é uma associação de docentes de diferentes cursos e campi da Universidade, criado para desenvolver atividades integradas, em todas as áreas do conhecimento, com impactos diretos na formação diferenciada dos estudantes.

Ao todo, serão investidos R$ 3 milhões, sendo o valor máximo para cada CAEG de R$ 120 mil. Os recursos poderão ser utilizados em material de consumo, equipamentos, diárias de docentes, despesas de mobilidade e bolsas de estudo para estudantes de graduação e de pós-graduação.

Edmund Baracat – – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“É importante ressaltar a grande adesão dos docentes a esse programa, que visa à excelência do ensino de graduação em diferentes vertentes: inovação e integração docente, avaliação, inclusão e formação de professores para a Educação Básica. As 49 propostas que foram submetidas mostram que houve uma grande integração de diferentes cursos, departamentos, unidades e campi da Universidade”, afirmou o pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

Dos 46 projetos aprovados, 32 são da categoria “Inovação e integração docente no Ensino de Graduação”; seis são da categoria “Avaliação como instrumento para aperfeiçoar o Ensino de Graduação”; três da categoria “Avaliação e monitoramento da política de inclusão e ingresso na USP”; e cinco da categoria “Formação de professores para a Educação Básica no cenário 2030”.

Para a pró-reitora adjunta de Graduação, Maria Vitória Lopes Badra Bentley, “os CAEGs aprovados inserem os estudantes de graduação em um contexto multi, inter e transdisciplinar, que vai além de seus cursos e unidades. Em alguns casos, trarão aos estudantes experiências de diferentes campi da USP e instituições externas”.

Ensino Inovador

O propósito dos consórcios acadêmicos é fortalecer parcerias de integração dentro da Universidade e promover o compartilhamento de recursos humanos, infraestrutura, conhecimento e experiências bem-sucedidas no ensino de graduação.

Outra característica é o caráter multidisciplinar, que deve enfatizar a importância de tratar de forma integrada os temas relacionados ao ensino de graduação, inserindo os estudantes em um contexto inter ou transdisciplinar.

Os CAEGs devem ser compostos de unidades de diferentes campi da USP e atuar em uma das quatro áreas:

  • Inovação e integração docente no Ensino de Graduação: compartilhamento de experiências de ensino no formato híbrido e em disciplinas de caráter específico para a formação de professores.
  • Formação de professores para a Educação Básica no cenário 2030: ações inovadoras no projeto pedagógico dos cursos de licenciatura e elaboração de pesquisas aplicadas aos Ensinos Fundamental e Médio.
  • Avaliação como instrumento para aperfeiçoar o Ensino de Graduação: ferramentas ou indicadores para avaliar a qualidade do ensino oferecido nos cursos de graduação da USP.
  • Política de inclusão e o ingresso na USP: estratégias, recursos ou ferramentas para diferenciar e promover a política de ingresso na Universidade.

Confirma a lista das propostas selecionadas:

INOVAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO
Caminhos para a disrupção no processo de ensino e aprendizagem em cursos de graduação em Gestão FEA, FEARP, EACH, ESALQ
Aprendendo e transformando: ensino de graduação vinculado à extensão universitária interdisciplinar e empreendedora (Piloto via Projeto Periferia Livr@) FEA, ECA, FFLCH, FE, IP, Poli, ICMC
Construção e estruturação de disciplinas, visita técnica anual e material didático – roteiros urbanos e trilhas e caminhadas de longa distância (educação, lazer e turismo) EACH, FAU, FFCLRP
Modelo híbrido de ensino presencial e remoto entre cursos de graduação de Exatas envolvendo áreas aplicadas à Medicina e à Biologia FFCLRP, FMRP, EESC, IFSC
Interpretação de Exames Laboratoriais para a Área da Saúde ICB, EE, FMRP, FFCLRP
Utilização de ferramentas digitais, gaming e aprendizagem baseada em problemas (ABP) no ensino híbrido de Biologia do Desenvolvimento ICB, IB, EACH, FMRP, FCFRP
Prospecção do conhecimento e mineração da informação no ensino de graduação: uma integração entre as Engenharias de Minas e de Petróleo com as Geociências EP, IGc, UFPA, UNIFESSPA
Pró-Pescado – ensino prático para produção de alimento saudável IO, FMVZ , IB, ICB, CEBIMar
A Transdisciplinaridade Integrando Tecnologias, Ciências do Trabalho, Fatores Humanos e Sustentabilidade EEL, FAU, EACH, FSP, FM, EP, FFCLRP
Unindo Competências e Habilidades em Sistemas de Informação e Administração de Negócios a partir da Criação e Execução de Projetos Integradores Interdisciplinares ICMC, FEARP
Do Acolhimento à Mentoria: Formação de docentes para o desenvolvimento de estratégias de adaptação e competências socioemocionais em alunos de graduação FFCLRP, FEARP, ICMC, EESC
Inovação no ensino de processos industriais farmacêuticos e biotecnológicos na era da indústria 4.0: uma abordagem multidisciplinar e interinstitucional FCFRP. EP, FM, FCF, Instituto Butantan, FFCLRP, Universidade Nacional del Litoral, Argentina, Super Parque – In Situ Terapia Celular – Startup, Hemocentro de Ribeirão Preto, UNB, Unicamp
Formação interprofissional sobre segurança do paciente na graduação e sua interface com o Plano de Ação 2021-2030 da Organização Mundial de Saúde EERP, FCFRP, FFCLRP, FORP, EEFERP, FMRP
“1 + 1 + 1 = 4”: orquestrando USP, desenvolvimento sustentável e combate à desinformação ICB, IQ, FMVZ, FCF, FFLCH, ECA, IME
Microbioma Humano: Interfaces com a Prática Clínica FORP, FOB, FMRP, FCFRP, EERP, EEFERP, UFRJ, IFRJ, University of Michigan
Laboratório de Simulações e Desenvolvimento de Habilidades Práticas Baseadas em Problemas para Ensino-Aprendizagem em Medicina Veterinária FMVZ, FZEA
Pedagogia DIGITAL FEARP, FEA, FO, FI, EP, FSP
Consórcio IAU/FAU para o uso de ferramentas inovadoras no ensino de conforto ambiental IAU, FAU
Compreendendo a cidade em suas múltiplas dimensões: planejamento, finanças públicas e direito FAU, EACH, FD, IAU
Empreendedorismo em Ciências da Vida – Integrando o Conhecimento para o Futuro FFCLRP, IB, ICB, EP
CAEG AgroBotics: Engenharias Integradas para o Desenvolvimento do Setor Agropecuário Brasileiro EESC, ESALQ, FZEA
Laboratório de Inovação e Empreendedorismo FEA, EACH, EP, FAU, FM, FEARP, EESC, FZEA
Uma proposta de ensino híbrido para a disciplina Análise Real IME, ICMC, FFCLRP, EP, IF
Práticas de Leitura e escrita acadêmicas (PLEA) FFLCH, EACH, FDRP
Implantação e Avaliação de Simulador de Anestesia Odontológica com Realidade Virtual (RV) FOB, EP, EACH, FO, FORP
Inovação no Ensino de Graduação através da Integração entre os cursos de Bacharelado em Química do DQ-FFCLRP e IQSC FFCLRP, IQSC
Formação interprofissional na atenção primária à saúde: inovação e integração entre universidade, serviço e comunidade FMRP, FORP, FCFRP, FFCLRP, EEFERP, EERP
Consórcio Integrado para Excelência do Aprendizado de Medicina – CIEAM FM FOB, FM, FMRP, ICB
Formação socioambiental na graduação: ações interdisciplinares para a construção da cultura da sustentabilidade IB, IGc, IO, IEA, IEE, ESALQ, FFCLRP
Inovação e políticas sociais: integração de conhecimentos na formação interdisciplinar no território FE, FSP, EE
SimuLab USP: Simulações e Jogos como Instrumentos de Ensino de Graduação FEA, IRI, Museu do Ipiranga, EACH, ESALQ, FZEA, IQSC, EEL, FEARP, FD, OSUSP, ECA
Fortalecimento da Educação interprofissional na Universidade e na rede de atenção em saúde do Sistema Único de Saúde EE, FM, EEFE, EACH, FCF, FMVZ, FO, FSP, IP, HU e Centro de Saúde Escola Butantã
Integrando as engenharias USP para excelência no ensino EESC, EEL, POLI
Programa de ensino dirigido de neurologia para alunos de medicina no internato FMRP, FM

 

AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO PARA APERFEIÇOAR O ENSINO DE GRADUAÇÃO
Avaliação Formativa de Habilidades Clínicas na Área da Saúde: Modelagem e Desenvolvimento Interdisciplinar de Protótipo Híbrido com o emprego de Tecnologias Digitais, envolvendo Medicina, Enfermagem, Odontologia, Artes Cênicas e Engenharia FO, FM, EE, ECA, POLI
Avaliação dos alunos e pelos alunos como parte do processo pedagógico EP, IME, IF
Consórcio do teste de progresso: Colaboração Interinstitucional para Avaliação, Qualificação e Fortalecimento da Formação em Enfermagem EERP, EE, FMRP
Laboratório de Avaliação Integrada da Formação Profissional em sua Totalidade EEFE, EP, FFLCH, EACH

 

AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO E INGRESSO NA USP
Promoção da Inclusão Feminina nos Cursos Superiores de Computação da USP IME, ICMC, EACH
Vem Pra USP Fase 3 IQ, EACH, IF, EEFE
Construindo uma política interdisciplinar de acolhimento dos estudantes cotistas na FFLCH/USP FFLCH

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO CENÁRIO 2030
Ensino, Aprendizagem e Neurociência FMRP, IP, IME, FFCLRP
O CANTEIRO como ESCOLA e o NOVO ENSINO MÉDIO – Programa de Formação de Estudantes do Ensino Médio em Tecnologias Construtivas de Baixo Carbono – São Carlos/SP (Canteiro Escola TCBC) IAU, EESC, FAU
Licenciaturas em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Química: espaços formativos integrados FFCLRP, ESALQ
Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP): parceria entre espaços formais e não formais na formação de professores IQSC, ESALQ, IFSC, FFCLRP
A questão de gênero na formação de professores para a Educação Básica: um olhar transdisciplinar EEFE, FE, IME

 

Por Erika Yamamoto
Arte: Beatriz Abdalla/Jornal da USP

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