5 estrelas para os cursos de graduação do ICMC, diz Guia da Faculdade

Em 2022, foram avaliadas mais de 17 mil graduações brasileiras

Os cursos oferecidos pelo ICMC foram destaque no ranking Guia da Faculdade, uma parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo que avaliaram mais de 17 mil graduações, em dezenas de áreas de conhecimento. As instituições públicas concentraram 81% dos melhores cursos do Brasil e a USP assumiu a liderança deste ranking com mais cursos 5 estrelas, sendo 108 considerados excelentes.

O ICMC teve oito cursos avaliados, sete receberam 5 estrelas. Foram eles: Matemática Aplicada e Computação Científica; Sistemas de Informação; Ciências de Computação; Estatística e Ciência de Dados; Matemática (bacharelado e licenciatura). O curso interunidades Engenharia de Computação (ICMC/EESC) também foi avaliado como 5 estrelas e outro curso interunidades, Licenciatura em Ciencias Exatas (ICMC/IFSC/IQSC), recebeu 4 estrelas, sendo considerado muito bom. O curso Ciência de Dados ainda não foi avaliado pois ainda não possui alunos formados.

“O Guia da Faculdade é o antigo Guia do Estudante que por quase 30 anos classificou os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). Os cursos do ICMC permanecem há anos entre os cursos excelentes! Receber esse reconhecimento é motivo de orgulho para todos no ICMC”, lembrou Sarita Mazzini Bruschi- presidente da Comissão de Graduação.

Para fazer as avaliações o Guia faz uma ampla pesquisa de qualidade dos cursos. Mais de 10 mil professores universitários em todo o país são acionados para avaliar as cerca de 17 mil graduações, de instituições de ensino públicas e privadas, que oferecem ensino presencial ou a distância. Neste ano, 1325 instituições de todo o país foram avaliadas em dezenas de áreas de conhecimento. O coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: Projeto pedagógico – características da proposta de ensino do curso; Corpo docente – perfil dos professores vinculados ao curso e Infraestrutura – condições de materiais e equipamentos oferecidos. A metodologia utilizada é a “avaliação por pares”. Entenda como funciona a avaliação.

“Trata-se de um reconhecimento de como o ICMC cuida de seus cursos de graduação e consequentemente, da formação de seus alunos. Os projetos pedagógicos dos cursos estão em constante atualização para acompanhar a evolução das áreas. Temos uma excelente infraestrutura em termos de salas de aula e laboratórios, uma biblioteca com muitos exemplares de livros texto das disciplinas, e espaços de estudo e convivência para os alunos. O ICMC conta também com professores qualificados, com vasta experiência em suas áreas de ensino e pesquisa, e funcionários qualificados e atenciosos. Tudo isso faz com que o ICMC seja reconhecido no campus como um local que promove o acolhimento e faz com que os alunos tenham a sensação de pertencimento”, celebrou Sarita.

Além do reconhecimento do nível de excelência dos cursos de graduação do ICMC, o resultado é importante para o processo de escolha dos pretendentes ao ensino superior, uma vez que estamos no período em que os vestibulandos estão prospectando mais informações sobre cursos de graduação.

Para acessar o conteúdo da Edição impressa, clique aqui.

Texto: Raquel Vieira

Contato para esta pauta: