USP e UFSCar abrem inscrições para doutorado e doutorado direto em estatística

Programa oferecido em parceria pelas duas instituições recebe inscrições até 19 de maio

 

Estão abertas, até dia 19 de maio, as inscrições para o processo seletivo no doutorado e no doutorado direto do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs). A iniciativa é oferecida em parceria pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

São oferecidas 20 vagas para doutorado, oportunidade que é destinada a candidatos que já possuem o título de mestre. Quanto ao doutorado direto, há 10 vagas disponíveis, oferecidas para quem completar a graduação e realizar a colação de grau até a data de matrícula no Programa.

Para participar, basta acessar o sistema de inscrição no site do Programa, onde estão disponíveis os editais, bem como o link para se inscrever no doutorado e o link para inscrições no doutorado direto.

Criado em 2013, o PIPGEs oferece várias linhas de pesquisa, entre elas aprendizado de máquina, probabilidade e processos estocásticos, modelos de regressão e inferência estatística. O principal objetivo é a formação de pesquisadores com atuação direta na modelagem, descrição e estimação de fenômenos aleatórios, assim como sua aplicação na indústria, na medicina e na biologia, entre outras áreas.

Além disso, o Programa estimula o ambiente científico promovendo seminários regulares de pesquisa e, anualmente, realiza o Programa de Verão em Estatística e o Workshop de Métodos Probabilísticos e Estatísticos.

Outros programas Além do PIPGEs, o ICMC oferece o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional e o Programa de Pós-Graduação em Matemática. Há, ainda, duas opções de pós-graduação profissionais: o Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI), oferecido pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), e o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), oferecido em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

O Instituto disponibiliza, também, cursos de MBA e especialização à distância, voltados para áreas como computação aplicada à educação, ciência de dados, segurança de dados, inteligência artificial e big data.

 

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

 

Mais informações
Inscrições até 19 de maio: www.icmc.usp.br/pos-graduacao/pipges/ingresso
Acesse o edital para o doutorado: web.icmc.usp.br/SVPGRAD/portal/pipges/editaldopipges.pdf
Acesse o edital para o doutorado direto: web.icmc.usp.br/SVPGRAD/portal/pipges/editalddpipges.pdf
Dúvidas: escreva para pipges@icmc.usp.br

VEJA TAMBÉM ...