USP vai premiar teses sobre Independência do Brasil e Modernismo

Edital da Pró-Reitoria de Pós-Graduação vai selecionar três pesquisas que investiguem os marcos históricos; inscrições vão até 29 de agosto

Fotomontagem: Jornal da USP

Em 2022 comemora-se o Bicentenário da Independência do Brasil, proclamada em 1822 por D. Pedro I, e o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, evento considerado precursor do Movimento Modernista no País. Para dar visibilidade às pesquisas sobre tais temas, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da USP lançou um edital.

Prêmio Tese Destaque vai selecionar três estudos em nível de doutorado que investiguem os desdobramentos dos eventos históricos. São elegíveis teses desenvolvidas em qualquer área do conhecimento, defendidas entre janeiro e dezembro de 2021.

Os dois primeiros colocados receberão prêmio no valor de R$ 2.500 e o terceiro colocado receberá menção honrosa junto a um diploma de certificação de premiação. Os professores orientadores das pesquisas também receberão certificado.

Para se inscrever, os candidatos devem enviar uma cópia eletrônica da tese e um resumo de 500 palavras com os aspectos mais relevantes da pesquisa, além de uma listagem com as produções intelectuais derivadas do estudo.

Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva Filho, é “a partir de uma reflexão sobre a importância destes marcos em pesquisas de estudantes de pós-graduação da USP que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, em um processo altamente qualificado e competitivo, selecionará três trabalhos de teses defendidas ao longo de 2021 relacionados ao tema”.

“O edital de teses, fruto da colaboração PRPG e Ciclo22, é mais uma oportunidade de dar visibilidade à produção da USP sobre os marcos de 1822 e 1922 e se soma a outras iniciativas como o edital de vídeos, feito também em parceria com a PRPG. Nos dois casos, é a qualidade da investigação acadêmica que se valoriza e sua potência em promover interpretações novas e críticas sobre o passado brasileiro, ajudando-nos a compreender melhor o presente e poder atuar de modo mais assertivo no futuro”, comentou a professora Diana Vidal, coordenadora do projeto Ciclo22.

Acesse o link do edital para ler o conteúdo na íntegra: www.prpg.usp.br/pt-br/noticias/8240-ciclo22-premio-tese 

Dúvidas e outras informações: contato-prpg@usp.br


Acompanhe o projeto Ciclo22 da USP no site: ciclo22.usp.br
E siga as redes sociais do projeto: Twitter | Instagram | YouTube

 

Por Crisley Santana – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...