A Identidade que TRANSforma: bate-papo sobre diversidade acontece no ICMC

Evento sobre a identidade transexual também contará com a exibição de um vídeo-documentário

Resultado de imagem para "a identidade que transforma"

O vídeo-documentário A Identidade que TRANSforma será apresentado na próxima quinta-feira, 11 de abril, a partir das 19 horas, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Aberto a toda a comunidade e gratuito, o evento terá também um bate-papo com a participação de Filipa Brunelli, transfeminista, graduanda em sociologia e assessora, em Araraquara, de políticas para a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). Além disso, estará presente no encontro uma das autoras do documentário, a jornalista Talissa Fávero, ex-estagiária da área de comunicação do ICMC.

Promovido pelo Programa USP Diversidade, o evento será no auditório Luiz Antonio Favaro, no bloco 4 do ICMC. O Programa integra um conjunto de ações institucionais da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão para criar espaços e intervenções em todos os campus da USP, abordando temas relacionados à diversidade e à pluralidade de pessoas e grupos sociais, garantindo um ambiente de informação e combate ao preconceito dentro da Universidade.

Sobre o documentário – O vídeo-documentário A Identidade que TRANSforma aborda a desumanização dos transexuais, colocados às margens dos direitos básicos como educação, emprego e até mesmo do próprio nome, condição  regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça, sendo autorizada em março de 2018 como uma questão de respeitabilidade à dignidade humana pelo Supremo Tribunal Federal.

Realizado por Beatriz Flório Pereira, Raquel Baes Correia e Talissa Fávero, três jornalistas recém-formadas pela Universidade de Araraquara (UNIARA), o trabalho narra a experiência de vida de quatro personagens. Ao longo do vídeo, eles relatam a difícil relação com a família, a importância da construção da identidade e demais obstáculos enfrentados a partir do momento que assumiram sua identidade de gênero. Especialistas das áreas em psicologia e direito também dão depoimentos, atestando a relevância social das políticas voltadas para essas pessoas.
Texto: Marília Calábria- Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Crédito da foto: (captura) Documentário “A Identidade que TRANSforma”

A Identidade que TRANSforma
Quando: Quinta-feira, 11 de abril, a partir das 19 horas
Onde: Auditório Luiz Antonio Favaro, no bloco 4 do ICMC
Endereço: Avenida Trabalhador são-carlense, 400, Área 1 do Campus da USP em São Carlos
Mais informações: (16) 3373-9146 ou ccex@icmc.usp.br

VEJA TAMBÉM ...