Palestra no IQSC: A Universidade na alça de mira

O professor Rodrigo Pereira da Rocha Rosistolato, profere a palestra A universidade na alça de mira na sexta-feira, 28 de junho, às 10 horas, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.  A atividade abre a programação do Workshop PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da unidade.

Sobre o assunto da apresentação, o pesquisador afirma: “A legitimidade da Universidade, dos cientistas e dos intelectuais tem sido contestada de formas diversas no cenário contemporâneo. Os saberes produzidos no âmbito dessa instituição secular são tensionados e, por vezes, ridicularizados no espaço das redes sociais e na grande avenida chamada internet. Há dois pontos centrais nesse debate. O primeiro deles é o reconhecimento do direito de qualquer pessoa “desacreditar” do conhecimento científico. O segundo é o desafio posto para todos os cientistas e intelectuais. Trata-se da defesa da racionalidade científica frente a outras formas de racionalidade que disputam espaço na orientação da vida e das ações dos homens”.

Rodrigo Rosistolato é antropólogo especializado em temas educacionais e atua junto à Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seus trabalhos focalizam as relações existentes entre a educação escolar e as outras esferas da vida social. É editor de seção da revista Estudos em Avaliação Educacional, da Fundação Carlos Chagas  e Editor Chefe da Revista Contemporânea de Educação, da UFRJ

Todos os interessados podem participar gratuitamente.

A universidade na alça de mira
28 de junho de 2019, 10 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 – campus USP