“A vida voltou ao campus da USP”, comemora pró-reitor de Graduação

Alta cobertura vacinal e manutenção do uso de máscaras permitiram um retorno tranquilo às atividades acadêmicas presenciais, segundo o professor Aluisio Segurado

O retorno às aulas presenciais na Universidade de São Paulo foi um sucesso. Os protocolos de segurança foram estabelecidos com antecedência, a comunidade seguiu as orientações e “a vida voltou ao campus da USP em sua plenitude”, nas palavras do pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado. “Vemos os alunos circulando em todos os ambientes e percebemos uma alegria que contagia a comunidade”, celebrou o professor, em depoimento para o vídeo de encerramento da série Boletim USP-Covid.

Segurado aplaudiu a adesão de alunos, professores e funcionários à vacinação e aos protocolos de segurança e monitoramento que foram implementados para garantir o retorno seguro das atividades acadêmicas presenciais — que há dois anos vinham sendo realizadas de forma remota, em função da pandemia de covid-19. “Aparentemente, a alta taxa de vacinação da nossa comunidade tem permitido a vida no campus com segurança”, avaliou Segurado, que é professor da Faculdade de Medicina e preside a Comissão Assessora de Saúde da Reitoria da USP, responsável por orientar tecnicamente as decisões da Universidade sobre o tema.

Uma das principais medidas adotadas foi a simplificação dos pedidos de afastamento temporário do trabalho presencial por conta de suspeita de covid-19, o que ajudou imensamente a aliviar a pressão sobre os serviços de saúde vinculados à Universidade, segundo Segurado. A medida dispensa a apresentação de teste positivo ou atestado médico de covid-19, bastando uma autodeclaração de sintomas gripais.

Outra decisão importante foi a de manter, nesse primeiro momento, a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados da Universidade — mesmo após a liberação pelo governo do Estado. “Foi uma manifestação de cautela”, explicou Segurado, considerando que as atividades acadêmicas exigem que as pessoas permaneçam próximas umas das outras por longos períodos, em ambientes fechados. “Claro que isso poderá ser revisto nas próximas semanas”, completou ele, ressaltando que a situação da pandemia no Estado de São Paulo vem melhorando de forma consistente há várias semanas, como mostram os Boletins Epidemiológicos USP-Covid, publicados semanalmente desde o início de março.

Tanto os vídeos do Boletim USP-Covid, com depoimentos de membros da Comissão Assessora de Saúde, quanto os Boletins Epidemiológicos, contendo dados atualizados da pandemia, estão disponíveis no site USP Retorno Seguro. O site continuará ativo, assim como a comissão assessora, para trazer novas informações e recomendações, caso haja alguma mudança significativa no quadro epidemiológico do Estado.

Por Herton Escobar – Jornal da USP