Abelhas e pesticidas

Cerca de 75% das culturas agrícolas, muitas das quais utilizadas pela indústria farmacêutica, dependem direta ou indiretamente, da polinização por insetos ou outros animais para produzir frutos e sementes, aponta estudo realizado pelo projeto Polinizadores do Brasil  coordenado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e pelo Ministério do Meio Ambiente, que entre 2010 e 2015 estudou a polinização de culturas agrícolas brasileiras. O projeto integra estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, realizado também em outros países.  As abelhas são responsáveis por 70% desse trabalho, garantindo quase a metade da produção de alimentos no mundo.

C_Semin_AsmaRahman A mortandade de abelhas causa preocupação, principalmente se for motivada pelo uso inadequado de defensivos agrícolas que, além da morte dos insetos, pode contaminar o mel, a cera e também as caixas de colmeias.

Asma Rahman afirma que “estudos anteriores se concentraram em pesticidas encontrados no pólen, cera de abelhas e mel que as abelhas produzem e sua relação com a saúde da abelha, mas menos estudos foram realizados sobre os pesticidas presentes dentro dos próprios sistemas das abelhas”.

Fenilpirazolos são uma classe de pesticidas usados na agricultura. Ao analisar seus níveis nas abelhas e “avaliar o efeito subsequente na mortalidade, saúde, deficiência e alterações na produção de enzimas, será possível determinar como causam o colapso de colônias, assunto de grande importância atualmente”,  complementa a pesquisadora.

No dia 19 de dezembro, a partir das 14 horas, no anfiteatro A do edifício Q1  do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, Asma profere seminário onde abordará o uso de biomarcadores de bioquímica para determinar o influência dos fenilpirazolos nas abelhas e as técnicas utilizadas para a obtenção dos dados.

Asma Rahman fez seu mestrado em Química na University of Science and Technology, no Paquistão. Desenvolve seu doutorado sob orientação a Profa. Dra. Eny Maria Vieira, do Grupo de Grupo de Química Analítica Aplicada a Medicamentos e a Ecossistemas Aquáticos e Terrestres do IQSC.

Seminário

“QuEChERS Approach for pesticides extraction”

Asma Rahman (IQSC-USP)

19/12/2017 – terça-feira, 14 horas, anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC-USP

Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Área 1

O seminário será proferido em inglês.

Inscrições gratuitas abertas aos interessados: www.iqsc.usp.br/eventos

Contato: (16) 3373-9909

 

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Foto: Katja/Pixabay CC0

VEJA TAMBÉM ...