ACS USP Student Chapter realiza a oficina “Química em Ação” nas Tardes de Férias do CDCC

Na tarde do dia 25 de julho, o grupo de extensão ACS USP Student Chapter realizou a oficina “Química em Ação” com crianças de 4 a 9 anos como parte da programação das Tardes de Férias do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), USP. O evento contou com a realização de experimentos em uma abordagem acessível ao público infantil, trazendo assuntos como densidade, reações de polimerização, líquido não-newtoniano e reação de decomposição, todas de uma forma divertida e lúdica para que as crianças pudessem desfrutar de um contato com a química.

Crianças participando da oficina “Química em Ação” do ACS USP Student Chapter nas Tardes de Férias do CDCC. Experimento “Cupcake Químico”. Foto: CDCC USP

Experimento “Cupcake Químico”. Foto: CDCC USP

“Realizar experimentos químicos para crianças foi uma experiência muito gratificante. Elas ainda estão naquela idade em que os fenômenos naturais despertam admiração e, infelizmente, a maioria das pessoas perde esta percepção quando se torna jovem ou adulto”, disse João Emanuel, membro do grupo.

“As crianças já têm em mente a ideia do que faz a profissão de médico, de engenheiro ou de advogado, porque são muito divulgadas em nossa sociedade. Nossa ideia é poder mostrar  também o que faz o ‘cientista’ e, quem sabe, motivar desde o início mais pessoas a seguir a  profissão de pesquisador no futuro”, disse a Presidente do grupo, Carolina Sotério. “O que me chamou a atenção foi que as crianças são muito curiosas. Elas não têm medo, ou vergonha, de fazer uma pergunta ‘errada’, o que é muito bom” disse João Emanuel.

Experimento “Bexiga que enche sozinha” Foto: CDCC USP

“O ‘ar’ que está enchendo a bexiga é o hélio?” perguntou um dos participantes, indicando que já conhecia algumas propriedades desse gás nobre e abrindo a oportunidade para que um de nós explicasse que, na verdade, se tratava do mesmo “ar” que nós expiramos, ou seja, o gás carbônico, para grande admiração da pequena.

A experiência trouxe à tona como brincar nas ruas, subir em árvores, jogar bola, soltar pipa ou apenas descobrir o planeta por si só não é mais seguro como no passado. Muitas vezes a curiosidade das crianças é frustrada nesse cotidiano intenso de vídeo games, celulares e smart TVs. “Notei o brilho nos olhos dos meninos quando puderam se sujar, misturar os líquidos coloridos e ouvir que eles também podem ser cientistas. Eles realmente estavam felizes e empolgados com todos os experimentos” relatou Tauane Ybarra, Diretora de Projetos e Mídias do grupo.

O grupo de extensão é composto por 16 integrantes, sendo estes alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Química de São Carlos, tendo como Conselheira a professora doutora  Salete Linhares Queiroz, do Grupo de Pesquisa em Ensino de Química e atual diretora do CDCC. Como parte da missão da equipe, os estudantes buscam fazer divulgação científica de forma acessível a todas as pessoas, aproximando a universidade e a comunidade.

Por Carolina Sotério, João Emanuel Granato e Tauane Ybarra