Ainda dá tempo de se inscrever no mestrado e no doutorado em computação e matemática computacional na USP

É possível se candidatar às 51 vagas de mestrado e às 46 de doutorado oferecidas em uma das 15 linhas de pesquisa do programa oferecido pelo ICMC

A USP, em São Carlos, está com inscrições abertas no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC), oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). O prazo para se candidatar ao mestrado encerra-se no dia 31 de maio. Já para o doutorado e o doutorado direto, os interessados têm até o dia 6 de junho para se inscrever.

As inscrições podem ser efetuadas diretamente no site do Programa: icmc.usp.br/pos-graduacao/ppgccmc/ingresso. No mestrado, são oferecidas 51 vagas, destinadas a alunos formados em cursos de graduação em ciência da computação, engenharia da computação, matemática, estatística e áreas afins. Serão aceitos candidatos que tiverem colação de grau concluída até a data de matrícula, e o processo seletivo será realizado em uma única etapa, mediante avaliação do currículo dos inscritos.

As vagas são disponibilizadas de acordo com as 15 linhas de pesquisa do Programa, nas quais o futuro aluno desenvolverá sua dissertação de mestrado. Essas linhas são divididas em ciências de computação e matemática computacional, confira:

Ciências de computação:

• Computação aplicada à educação: 3 vagas
  • Engenharia de software e sistemas de informação: 2 vagas
  • Gráficos, imagens, visualização e análise de dados: 6 vagas
  • Inteligência artificial – aprendizado de máquina e mineração de dados: 6 vagas
  • Inteligência artificial – processamento de linguagem natural: 1 vaga
  • Inteligência artificial – robótica: 1 vaga
  • Recuperação de informações, descoberta de conhecimento, e engenharia de bancos de dados: 4 vagas
  • Redes inteligentes: 2 vagas
  • Sistemas distribuídos e programação concorrente: 4 vagas
  • Sistemas embarcados e evolutivos: 4 vagas
  • Sistemas web e multimídia interativos: 3 vagas

Matemática computacional:

• Mecânica dos fluidos computacional: 8 vagas
  • Otimização em problemas inversos: 3 vagas
  • Otimização – modelos e métodos para programação linear inteira: 2 vagas
  • Sistemas complexos, de partículas e teoria de controle: 2 vagas

Excelência em ensino – O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e Matemática Computacional é classificado com nota máxima (7) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em todo Brasil, existem hoje 77 programas de pós-graduação na área de computação, mas apenas sete deles receberam nota máxima na última avaliação quadrienal realizada pela Capes.

Além do PPG-CCMC, os demais programas de pós-graduação do ICMC também estão entre os melhores do país, e já formaram um número expressivo de mestres e doutores, que hoje ocupam posições em prestigiadas empresas e em unidades de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Confira todas as oportunidades de pós-graduação no site do ICMC.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Mais informações: