Ainda não visitou o novo Museu do Ipiranga? Ingressos gratuitos estarão disponíveis até dezembro

Totalmente acessíveis, as 11 exposições permanentes reúnem 3.700 itens, entre pinturas, esculturas, moedas, fotografias e objetos, além de duas grandes maquetes

Área interior do Museu do Ipiranga – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Reinaugurado durante as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, o Novo Museu do Ipiranga, visando à democratização do acesso à instituição, prorroga o prazo da gratuidade dos ingressos até o dia 6 de dezembro. Os ingressos podem ser adquiridos a partir de lotes semanais disponibilizados sempre às sextas-feiras, às 10h, na plataforma Sympla. Com novo perfil curatorial, após mais de cem anos de existência, o museu passa a ter menos foco em personalidades e discute a história a partir de questões da vida cotidiana.

No museu, agora também totalmente acessível, o público pode conhecer as 11 exposições permanentes. No total são 3.700 itens, a maioria inédita, sendo que 353 deles receberam tratamento multissensorial, facilitando as interações táteis e olfativas – há salas com cheiros -, além de material em braile. Os objetos datam dos séculos 19 e 20, mas há itens mais antigos, que remontam ao Brasil colonial. São pinturas, esculturas, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira e duas maquetes de grande porte.

As exposições estão divididas em dois eixos: Para Entender a Sociedade, que traz seis mostras sobre a sociedade brasileira e os vários processos históricos que estão ligados à sua formação; e Para Entender o Museu, com cinco áreas dedicadas aos bastidores do museu. Haverá também a exposição temporária Memórias da Independência, focada no tema da Independência do Brasil, prevista para ser inaugurada em novembro.

Museu do Ipiranga
Endereço: Rua dos Patriotas, 100, Parque da Independência – São Paulo/SP
Funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 18h
Ingressos: gratuitos, adquiridos na plataforma Sympla
Mais informações no site www.museudoipiranga.org.br

Por Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...