Alimentos industrializados são tema do USP Talks

Último evento do ano terá três especialistas em ciência e tecnologia de alimentos; nesta terça-feira, das 19h às 20h

Os alimentos industrializados são frequentemente apontados como inimigos da boa alimentação. Mas será verdade? Há um mito recorrente de que tudo que é natural é bom, e tudo que é industrializado é ruim — o que não é verdade. Para desmistificar essa questão, o último USP Talks de 2020 receberá três especialistas em ciência e tecnologia de alimentos: Antonio Meirelles, Bernadette Franco e Rodrigo Petrus.

O evento virtual acontece nesta terça-feira, 1° de dezembro, das 19h às 20h, com transmissão ao vivo pelo Canal USP do YouTube.

  • Antonio Meirelles é engenheiro de alimentos, professor titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Bernadette Franco é farmacêutica, professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e coordenadora do Food Research Center (FoRC)
  • Rodrigo Petrus é engenheiro de alimentos, professor associado da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP e coordenador do canal Alimentos na Mira

O tema é polêmico e ganhou projeção este ano com a notícia de que o Ministério da Agricultura planejava pedir uma revisão do Guia Alimentar para a População Brasileira, um documento de referência elaborado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que privilegia alimentos in natura e desaconselha o consumo de comidas classificadas como “ultraprocessadas” — tema do USP Talks de novembro de 2019.

O USP Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, que busca apoiar a divulgação da ciência e reforçar o relacionamento da Universidade com a sociedade. Os eventos anteriores podem ser vistos no canal USP Talks e no Canal USP do YouTube.

Por Herton Escobar – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...