Alunos da rede pública de São Paulo participam da 2ª fase da Competição USP de Conhecimentos

A prova acontece nesta quinta-feira, dia 6, em 592 municípios do Estado

Praça do Relógio. Foto: Cecília Bastos/Usp Imagem

Cerca de 80 mil alunos da rede pública de ensino paulista participam nesta quinta-feira, dia 6, da segunda fase da Competição USP de Conhecimentos (CUCo). A prova será aplicada em escolas de 592 municípios do Estado de São Paulo.

A competição faz parte do programa Vem pra USP!, que registrou, neste ano, número recorde de inscritos: foram quase 140 mil estudantes do ensino médio, representando 3.619 escolas do Estado.

O objetivo do programa é incentivar esses estudantes a ingressarem nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o vestibular, além de possibilitar um contato direto com o processo de ingresso a uma universidade pública. O Vem pra USP! é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a Universidade de São Paulo e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).

A primeira fase da competição, com provas online, aconteceu entre os dias 22 e 26 de abril. Aqueles que tiveram melhor desempenho avançaram para a segunda fase, que será realizada nesta quinta-feira, dia 6, na escola onde o aluno estuda regularmente (das 8h às 11h, para estudantes dos períodos da manhã, tarde ou integral, e das 19h30 às 22h30, para quem estuda no período noturno).

A prova, agora, é presencial e inclui testes de português, matemática, ciências e atualidades. O aluno mais bem classificado do 1º, 2º e 3º anos de cada escola recebe, de acordo com o regulamento, prêmios como: visita à USP, acesso a material online de estudo, isenção da taxa do vestibular da Fuvest ( somente nesse item, o investimento pode chegar a R$ 500 mil), bolsa de iniciação científica Santander Inclusão e oportunidade de concorrer a vagas de estágios do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

Também há premiação para as escolas (R$ 52 mil), professores (participação de evento na USP, com diária) e grêmios estudantis (R$ 12,5 mil).

A USP vem adotando ações afirmativas e, como parte desse processo, no passado, dedicou 40% das vagas de graduação aos alunos da rede pública. A meta é alcançar 50%, no ano de 2021.