Alunos da USP podem acessar mais de 16 mil e-books acadêmicos em biblioteca digital

Professores e funcionários da USP também podem ter acesso à plataforma Minha Biblioteca, disponibilizada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP, com acervo multidisciplinar de 16 editoras acadêmicas do país e 42 selos editoriais

Arte sobre foto/Pexels

Com mais de 16 mil e-books disponíveis, incluindo títulos da bibliografia básica de cursos da graduação da USP, o acervo da plataforma Minha Biblioteca está disponível para os alunos e demais membros da comunidade universitária. Trata-se de uma das maiores plataformas provedoras de conteúdo universitário do Brasil, que inclui o acervo de 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais. Para acessar, basta entrar neste link e fazer a autenticação com o número USP e a senha única.

Há livros digitais divididos em 7 catálogos: Ciências Jurídicas, Ciências Sociais aplicadas, Ciências Exatas, Saúde, Medicina e Odontologia, Ciências Pedagógicas e Letras e Arte. O conteúdo da plataforma inclui também lançamentos e tendências que consideram as demandas de estudantes de graduação.

Saiba mais sobre os catálogos disponíveis:

O catálogo de Ciências Exatas conta com mais de 3.500 títulos de referência e abrange os tópicos de economia, engenharia, agronomia, física, astronomia, ciência da computação, ciências atuariais, matemática, química e outros, de editoras como Cengage, LTC e Bookman.

O catálogo de Saúde conta com mais de 2.500 títulos de referência e abrange temas de enfermagem, biomedicina, medicina veterinária, psicologia, educação física e esporte, estética e cosmética, farmácia, fisioterapia e outros, de editoras como Guanabara Koogan, Manole, Artmed..

O catálogo de Medicina e Odontologia conta com mais de 3.300 títulos de referência e inclui tópicos de anatomia, odontologia, fisiologia, histologia, semiologia médica, cardiologia, medicina de emergência, neurologia, pediatria e outras de editoras como Guanabara Koogan, Manole e Artmed.

O catálogo de Ciências Jurídicas conta com mais de 2.300 títulos de referência e inclui temas do direito empresarial, direito civil, direito do consumidor, direito trabalhista, direito penal, direito previdenciário, direito tributário, direito ambiental e outros, de editoras como Atlas, Saraiva e Forense.

O catálogo de Ciências Sociais Aplicadas tem mais de 3.700 títulos de referência de tópicos como administração, jornalismo, publicidade e propaganda, marketing, ciências contábeis, serviço social, turismo, hotelaria, biblioteconomia e outros, de editoras como Atlas, Blucher, Almedina, Cortez e LTC.

O catálogo de Ciências Pedagógicas tem mais de 880 títulos de referência com temas de educação infantil, educação corporativa, processo de alfabetização, educação especial, gestão escolar, psicopedagogia, ensino à distância e outros, de editoras como Atlas, Cortez, Autêntica e Sagah.

O catálogo Letras e Artes conta com mais de 400 títulos de referência e abrange tópicos de música, dança, fotografia, artes plásticas, artes cênicas, design, moda, tradução, redação, revisão, edição, adaptação de textos e outros, de editoras como Autêntica, Blucher, Cortez e Penso.

Confira as telas de acesso:

Página inicial de acesso à plataforma pelo endereço https://acesso.abcd.usp.br

Página de autenticação de usuário, para digitação do login e senha USP já utilizado em outros serviços

Página inicial com sugestões de leitura e área de pesquisa da plataforma Minha Biblioteca

Em caso de dúvida e para saber mais sobre a plataforma, é necessário entrar em contato com a biblioteca da Unidade USP na qual o aluno faz parte. Consulte os contatos das bibliotecas neste link.

Para acessar a plataforma Minha Biblioteca acesse o endereço: https://acesso.abcd.usp.br

Por Jornal da USP