Alunos da USP podem concorrer a bolsas de intercâmbio para empreendedorismo e inovação

Programa dá auxílio financeiro para alunos que fazem parte de entidades estudantis voltadas a inovação e empreendedorismo; inscrições estão abertas até o dia 8 de maio

Foto: Freepik

A Agência USP de Inovação abriu um edital para seleção de estudantes de graduação da USP interessados em bolsas de intercâmbio internacional na modalidade empreendedorismo. O programa dá auxílio financeiro para alunos que fazem parte de entidades estudantis da área com o objetivo de desenvolver projetos que promovam a melhoria de práticas associadas ao desenvolvimento da inovação na USP, ou projetos de desenvolvimento tecnológico, inovação e empreendedorismo no geral.

O tempo de duração e os valores das bolsas variam de acordo com o local em que o intercâmbio será realizado, sofrendo alteração dos países da América do Sul para as demais regiões. As inscrições para o programa podem ser realizadas até o dia 8 de maio de 2022.

O período para o início do intercâmbio vai de 1º de agosto a 30 de setembro de 2022, de 90 a 180 dias, sem possibilidade de prorrogação do auxílio. Para saber mais sobre como fazer a inscrição e todas as etapas exigidas para a participação no programa, acesse o Edital neste link.

Para participar é necessário:

• ser brasileiro ou estrangeiro com visto de permanência no Brasil;
  • ter concluído ao menos dois semestres ou ter concluído pelo menos 20% do total dos créditos do seu curso (vínculo) atual;
  • estar regularmente matriculado e não ter dependências em disciplinas obrigatórias do seu curso atual no momento da inscrição (são consideradas dependências as disciplinas conceituadas como RN, RA e RF que não tenham sido novamente cursadas com conceito final de aprovação até o momento da inscrição);
  • acompanhar o andamento do presente processo seletivo para tomar conhecimento do resultado e de demais providências;
  • possuir o aceite da instituição de destino;
  • não ter sido beneficiado anteriormente por bolsas de Programas de Mobilidade Internacional (Bolsa Santander, Bolsas de Mérito Acadêmico, Ciência Sem Fronteiras e AUGM – Associación de Universidades Grupo Montevideo etc.);
  • comprovante de que é membro de entidade estudantil que atua com inovação e empreendedorismo na USP (exclusivamente para aqueles que se inscreverem para bolsa tipo B).

As inscrições aprovadas serão divulgadas no site da Agência USP de Inovação e no Sistema Mundus, neste link, às 10h do dia 1º de junho de 2022 e notificadas pelo e-mail que consta na inscrição. Além dos selecionados, será divulgada uma lista de espera de três inscrições.

Os candidatos aprovados deverão manifestar interesse na realização do intercâmbio no prazo de 10 dias úteis após o recebimento da notificação por e-mail. A não manifestação no prazo estabelecido acarretará a desistência do processo.

Confira os materiais do programa:

Plano de Atividades

Plano de Atividades em Inglês

Confira a página das bolsas de Intercâmbio Internacional para Empreendedorismo e Inovação.

Por Jornal da USP

Texto adaptado de Geovanna Moraes, Agência USP de Inovação