Alunos da USP podem receber intercambistas estrangeiros e aprender sobre outras culturas

Promovido pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional para integração cultural entre alunos da USP e estrangeiros, USP iFriends está recebendo inscrições para o primeiro semestre de 2023

Programa USP IFriends recebe inscrições até 24 de março de 2023 – Foto: Pexels

Estão abertas as inscrições para o primeiro semestre de 2023 do USP iFriends, programa de integração entre alunos da USP e intercambistas. Uma ótima opção para quem deseja começar o ano aprendendo sobre outras culturas e praticando idiomas. A novidade é que agora os alunos do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) podem se inscrever tanto como amigos USP quanto como amigos estrangeiros no programa USP iFriends.

As inscrições ficarão abertas até 24 de março de 2023, em duas modalidades: Amigo USP (receberá um estudante estrangeiro) deverá ser realizada no Sistema Júpiter, para estudantes de graduação, e no Sistema Janus, para alunos de pós-graduação, ambos no campo USP iFriends; e Amigo estrangeiro (será recebido por um aluno USP) deverá ser realizada na área pública do Sistema Mundus, em USP iFriends.

Ao preencher um pequeno cadastro com seu perfil, os alunos da USP têm acesso à lista de intercambistas participantes do programa. Basta selecionar até três perfis de alunos de intercâmbio e adicioná-los como amigos. Após a seleção, um e-mail automático é enviado ao estudante estrangeiro com as informações de seu novo USP iFriend e as informações de contato do intercambista estarão disponíveis ao aluno USP, que já pode iniciar uma conversa.

Para os estudantes estrangeiros, após preencherem um pequeno cadastro, terão o perfil disponível para seleção do  aluno da USP participante do programa. Depois de selecionar um perfil, um e-mail automático é enviado ao intercambista com as informações de seu novo USP iFriend e o novo amigo tem acesso às informações de contato do estudante estrangeiro para iniciar uma conversa.

Recepção voluntária

Desde 2011, o programa, promovido pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), realiza a recepção voluntária de intercambistas estrangeiros por alunos USP, havendo uma troca entre cursos e culturas, além de incentivar a prática de idiomas, a formação de novas amizades e o auxílio na chegada dos alunos internacionais.

A iniciativa também é uma oportunidade para viver a cidade com um novo olhar, conhecendo, ou revisitando, locais históricos, pontos turísticos, centros culturais e pratos típicos. Além disso, o aluno tem a chance de ter uma rica troca de experiências, relevante tanto para seu crescimento pessoal quanto profissional.

Depois de duas edições virtuais, realizadas através da plataforma Google Meet, neste ano o programa retornou com o modelo híbrido e aos poucos retomou o modelo presencial. Em 2023, continua com sua edição presencial.

Mais detalhes sobre as inscrições, atividades sugeridas, materiais de apoio e dúvidas gerais estão disponíveis neste link.

As dúvidas deverão ser encaminhadas para ifriends@usp.br.

Por Jornal da USP – Com informações da Aucani