Alunos do ensino médio têm últimos dias para inscrição na Competição USP de Conhecimentos

Iniciativa ajuda estudantes de escolas públicas a ingressarem nos cursos de graduação da USP

Foto: Reprodução/CUCo

A  Competição USP de Conhecimentos (CUCo), um desafio criado exclusivamente para estudantes do ensino médio da rede pública do Estado de São Paulo, tem inscrições abertas até o próximo dia 18 de agosto. A competição e todas as atividades e benefícios que ela envolve auxiliam os alunos a ingressarem nos cursos de graduação da USP.

Para participar, o estudante pode se inscrever gratuitamente pelo site do Vem pra USP!, onde estão disponíveis o formulário on-line e todas as informações da competição, como calendário, data de prova e premiação para alunos, professores incentivadores e escolas.

A quinta edição da CUCo será realizada em fase única, composta de uma prova on-line com 18 questões de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. Essas questões abordam conteúdos de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Língua Portuguesa, de acordo com a série do estudante. A prova pode ser feita de 23 de agosto, a partir das 8 horas, até as 22 horas do dia 27 de agosto.

Além de testar conhecimentos, os jovens que participam da CUCo concorrem com outros estudantes de sua escola e os melhores de cada ano do ensino médio são premiados com certificado de participação e acesso à plataforma on-line com material complementar de estudo, entre outros benefícios. Os premiados do terceiro ano também ganham a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo exame para ingressar na USP.

A iniciativa, que integra o programa Vem pra USP!, é resultado da parceria entre a Universidade, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fuvest. O programa também conta com a colaboração das Diretorias Regionais de Ensino, do Centro Paula Souza e das escolas vinculadas.

Mais informações: vemprausp.usp.br/competicao-cuco/cuco-2021
ou pelo e-mail atendimento.vemprausp@usp.br.

Com informações da Agência Fapesp – Jornal da USP