Alunos do IFSC na “Etapa Internacional” do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP)

Após terem apresentado seus projetos a uma comissão avaliadora, oito estudantes do IFSC/USP foram indicados para a segunda etapa da 29ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP), um evento cuja primeira fase ocorreu, de forma remota, entre os dias 15 de setembro e 29 de outubro do corrente ano. Agora, os oito jovens abaixo indicados participarão da denominada “Etapa Internacional”, que se inicia no dia 29 de novembro, concluindo-se no dia 02 de dezembro, onde irão reapresentar seus trabalhos finais, a saber:

Amebas de Vida Livre: elaboração da ferramenta de visualização PVT e identificação de Naegleria spp. e Acanthamoeba spp. no Rio Monjolinho em São Carlos – SP – Matheus Issa (Área de Ciências Biológicas);

Vibrational spectroscopy of cell membrane models by sum-frequency generation (SFG spectroscopy) – Bruna Borges Freri (Ciências Exatas e da Terra);

Development of rgb led system for lensless holographic microscope – Cesar Yudi Kuramoto (Ciências Exatas e da Terra);

Diffusion-weighted magnetic resonance imaging: an approach using Langevin equation – Felipe Pereira Alves (Ciências Exatas e da Terra);

On the durability and stability for nanoporous gold biosensors for application to dopamine detection – Henrique Meisegeier Larine (Ciências Exatas e da Terra);

Synthesis and characterization of Graphene obtained by irradiation of a polymeric materials by a CO2 laser – Pedro de Almeida Silva (Ciências Exatas e da Terra);

The pain paradox: Self-harm in the perspective of the modern science – Yara Torres de Souza (Humanas);

Effects of gemcitabine and paclitaxel delivery by cell membrane-derived nanoparticles on pancreatic cancer cells
and monocytes – João Victor Brandão Quitiba (Engenharias);

O SIICUSP tem o objetivo de divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais. Visa, também, contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas, e fomentando a colaboração e a pesquisa multidisciplinar na Universidade.

Desde 2014, o SIICUSP é composto de duas fases. Na primeira, cada Unidade (ou grupo de Unidades) organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os que forem melhor avaliados para a segunda fase, denominada “Etapa internacional”.

Nesta fase, os estudantes selecionados têm a oportunidade de apresentar novamente seus trabalhos, em evento remoto com participação de todas as áreas do conhecimento. A programação do evento é aberta a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público geral interessado. Estudantes de universidades estrangeiras também participam, apresentando seus projetos, selecionados por comitês de sua instituição.

A abertura da “Etapa Internacional realiza-se às 17h00 do dia 29 de novembro, com a mesa redonda intitulada “Desafios para a Ciência e a Tecnologia no Brasil” , contando-se com as participações do Pró-Reitor de Pesquisa da USP, Prof. Sylvio Canuto, da Diretora de Cooperação Institucional do CNPq, Profª Zaíra Turchi, e da Presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Profª Vanderlan Bolzani.

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP