Alunos do Projeto Pequeno Cidadão recebem vale-alimentação durante suspensão das atividades presenciais

O projeto de caráter social, implantado em 1997, atende cerca de 220 crianças de comunidades vulneráveis, com idade de 10 a 14 anos, fruto de uma parceria entre a KPMG e a Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC). São oferecidas atividades educacionais, esportivas, culturais e artísticas, além de refeições (café da manhã e almoço ou lanche e jantar) e cuidados com a higienização.

“As atividades presenciais do Projeto estão suspensas desde o final de março, mas a KPMG, através de uma pesquisa para avaliar o impacto da pandemia e do isolamento social no cotidiano dessas crianças, percebeu a necessidade na manutenção das refeições”, destaca Charles Krieck, presidente da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Assim, desde abril, os alunos do Projeto Pequeno Cidadão da USP São Carlos estão recebendo um cartão de vale-alimentação de R$ 120 mensais por criança para auxiliar as famílias neste momento da pandemia do novo coronavírus (covid-19). As atividades presenciais estão suspensas devido às medidas restritivas praticadas na USP São Carlos desde o início da pandemia.

Como o Projeto atende crianças de comunidades mais vulneráveis, a KPMG buscou uma alternativa visando “propiciar um complemento na renda das famílias para que a alimentação das crianças pudesse ser mantida da melhor forma durante este período tão desafiador”, destaca Eliane Momesso que gerencia a área de Cidadania Corporativa da KPMG. Dessa forma, a empresa está oferecendo, desde abril e até quando vigorar o período de isolamento social, um cartão de vale-alimentação no valor de R$ 120 mensais por criança que frequenta o Projeto.

Para as mães de alunas e alunos matriculados no Projeto, a ajuda tem sido fundamental neste período, como destaca Delmira Carvalho, que agradeceu enfaticamente a iniciativa. Alessandra Aparecida Onorío afirma que este período “está sendo muito difícil para quem ganha um salário mínimo, e com o cartão já fico mais tranquila para suprir a alimentação de minhas crianças. E a ajuda é muito importante para todas as outras crianças do Pequeno Cidadão”.

Referente às atividades educativas, a equipe do Projeto Pequeno Cidadão também busca manter contato com os alunos neste período por meio do envio de atividades, algumas sobre o tema sustentabilidade. Além disso, realiza o planejamento do retorno das atividades presenciais – quando for possível – com foco no acolhimento, apoio e suporte em função de necessidades biopsicossociais surgidas ou ampliadas pela pandemia da covid-19, como destaca Elaine Trimer, coordenadora pedagógica do Projeto Pequeno Cidadão.