Apoio em saúde mental no campus no período de suspensão das atividades presenciais

O APOIA USP (Apoio Psicossocial USP – São Carlos) e o GAPsi (Grupo de Apoio Psicopedagógico do ICMC) se propõem a receber, acolher e acompanhar os estudantes e funcionários da USP – São Carlos, colaborando com a sua integração e convivência no espaço universitário. Com atuação desde 2018, possuem como objetivo desenvolver atividades preventivas e protetivas à saúde mental, atuando sobre os determinantes que causam sofrimento psíquico e acompanhando os casos em que o sofrimento já está instaurado. Nossa equipe é formada pelas assistentes sociais do campus USP- São Carlos e pelos estagiários de Psicologia da UFSCar.

Em função da pandemia da Covid-19 e de acordo com as recomendações das autoridades sanitárias, a maioria das atividades presenciais foram suspensas, e estamos seguindo as recomendações de distanciamento social para preservação da saúde individual e coletiva. Nesse sentido, os trabalhos do APOIA USP e do GAPsi também se adaptaram para prestar apoio a comunidade Universidade.

Neste momento, estamos mapeando quais são as principais dificuldades e demandas, por isso convidamos todos da comunidade universitária (estudantes e trabalhadores) para responder este questionário que será utilizado para guiar nossas estratégias de atuação no campo da Saúde Mental nesse período.

>> Link para acessar o questionário

Atuação durante a suspensão das atividades presenciais

Atualmente, nosso serviço dispõe de acolhimento individual on-line, oferecidos pelos estagiários de psicologia a todos os alunos e trabalhadores do campus USP – São Carlos. Para agendar um horário de acolhimento é só enviar um e-mail para o endereço abaixo declarando interesse.

Grupos de acolhida

Além disso, Grupos de Acolhida também serão oferecidos em três momentos da semana:
Manhã – Quinta-feiras, às 10h
Tarde – Quintas-feiras, às 15h
Noite – Terças-feiras, às 19h

Os grupos são direcionados aos alunos da USP, sendo compostos por 2 estagiários e 8 alunos com duração média de 1h30. Interessados devem preencher o formulário neste link.

Para mais informações, entre em contato através do e-mail: apoia.sc@usp.br.
Agora vocês também podem nos acompanhar através das redes sociais!
Instagram: apoia.usp.sc
Site: gapsi.icmc.usp.br