Após dois anos de interrupção: Programa “Ciência às 19 Horas” regressa à USP de São Carlos

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) retoma no próximo dia 30 de agosto, às 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, o projeto Ciência às 19 Horas, interrompido desde o início de 2020 devido à pandemia. Neste reinício, o palestrante convidado será o Prof. Dr. João Fernando Gomes de Oliveira, docente da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), que dissertará sobre A indústria do futuro: desafios para a inovação e a EMBRAPII.

Esta palestra, que será realizada de forma presencial e com transmissão ao vivo pelo Canal Youtube do Ciência às 19 Horas, traz dados sobre a saturação do atual modelo industrial linear, demonstrando que novos formatos mais sustentáveis de negócio deverão ser acelerados na próxima década. Tais modelos incluem soluções sustentáveis, sistemas produto- serviço (PSS) e economia circular. A área de mobilidade deverá estar na vanguarda desse movimento industrial, puxada pela eletrificação veicular e pelos sistemas de uso compartilhado de veículos. Toda essa nova onda industrial depende de intensa atividade de P&D com agilidade compatível com a velocidade na qual o mercado se transforma. Nesse sentido, foi criada a EMBRAPII, como mecanismo acelerador da pesquisa industrial no Brasil. A palestra apresenta dados sobre o rápido crescimento do sistema EMBRAPII e seus principais impactos.

O projeto Ciência às 19 horas é um ciclo de palestras de divulgação científica (gratuito) dirigido ao público em geral, com o objetivo de aproximar a comunidade ao meio acadêmico, abordando temas científicos em uma linguagem acessível. As palestras acontecem, geralmente, na terceira terça-feira de cada mês letivo (de março a junho e de agosto a dezembro), sempre às 19 horas.

Por Assessoria de Comunicação IFSC/USP