Aprenda programação em curso gratuito oferecido pela USP em São Carlos

Inscrições para o Projeto Codifique podem ser realizadas até 12 de abril

Aulas do projeto Codifique acontecem sempre às quartas, no período da tarde

Você que está no ensino médio ou fazendo cursinho pré-vestibular e quer aprender sobre programação pode se inscrever, até 12 de abril, no Projeto Codifique, realizado por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O curso é gratuito e oferece 40 vagas.

 A iniciativa tem como objetivo ensinar conceitos básicos de programação, por isso, os participantes não precisam ter conhecimento prévio sobre o assunto. Serão apresentados tópicos que os estudantes podem aplicar no dia a dia relacionados à resolução de problemas e à lógica. Durante o curso, os participantes aprendem uma das linguagens de programação mais utilizadas, que está integrada nos navegadores web e em dispositivos móveis: JavaScript.
No total, o projeto oferece 11 aulas, que acontecem sempre às quartas-feiras, das 16 às 19 horas. As atividades terão início dia 19 de abril e ocorrerão no ICMC, no campus I da USP em São Carlos. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/6dbe1.
Trajetória – Os primeiros passos do Codifique foram dados no segundo semestre de 2013, quando o curso foi oferecido pela primeira vez. Entre os professores que dão aula no projeto estão alunos do ICMC voluntários e também aqueles que participam do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do Instituto. Para esses professores-alunos, participar da iniciativa é uma oportunidade para adquirir experiência em preparar e ministrar aulas. O projeto recebe o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto.

Confira, a seguir, os depoimentos de alguns ex-alunos e ex-coordenadores do Codifique

“Eu já tinha interesse em estudar Ciências de Computação e já sabia um pouco sobre programação. Porém, foi no Codifique que tive um contato mais prático com o assunto, enquanto fazia o projeto final. Gostei muito do curso e ele aumentou bastante meu interesse pela área de computação”. 

Guilherme Fernandes – aluno de Ciências de Computação do ICMC.

Participou do Codifique no primeiro semestre de 2014, quando estudava na Escola Estadual Álvaro Guião, em São Carlos.

 

Depois do Codifique, o interesse de Guilherme pela computação aumentou.

“Eu não sabia nada de programação, mas sempre tive interesse em criptografia. Então, um amigo me recomendou que me inscrevesse no Codifique. Eu gostei bastante da experiência e recomendo para quem tiver interesse. Os professores ensinavam de um jeito fácil de entender e de aplicar. Havia vários monitores em sala de aula e nós ficávamos bem amparados”.

 Camila Barros – participou do Codifique no segundo semestre de 2015.

Turma do Codifique que fez o curso durante o segundo semestre de 2015

“Com o projeto Codifique, eu pude entender melhor o que é programação, além de ter um contato prático com a atividade de programar. O curso foi uma boa base para meu futuro. Pretendo estudar na USP e cursar Ciências de Computação”.

Isaac Alvarez – participou do Codifique no segundo semestre de 2013.

Para Rafael Hiroki, o Codifique é uma oportunidade para os estudantes conhecerem melhor a si mesmos

“Nossa intenção é motivar os participantes do Codifique a seguirem uma carreira na área de computação. No entanto, o curso exerce um papel importante até mesmo para quem descobre que programar não é bem o que gostaria de fazer no futuro. Por isso, o Codifique não é só uma oportunidade para que os estudantes aprendam conceitos de computação, mas também uma chance para que possam conhecer um pouco mais sobre si mesmos”.

 Rafael Hiroki – aluno de Ciências de Computação do ICMC e um dos ex-coordenadores do projeto.
Luan (à esquerda) e Raul (à direita) tentam despertar o amor pela computação em estudantes do ensino médio

“É muito bom levar um pouco do que a gente aprende aqui para pessoas de fora da USP e serve como oportunidade para falarmos em público e organizar uma aula. Para nós, que somos alunos, é diferente virar professor, conseguimos ver o outro lado do ensino. Nosso maior desafio é tentar passar o conteúdo de uma forma que todos entendam. Para mim, participar do projeto trouxe muito crescimento pessoal”.

Raul Rosa – aluno de Ciências de Computação do ICMC e um dos ex-coordenadores do projeto.

Com o Codifique, você pode despertar o interesse da sociedade pela computação. Os participantes se surpreendem com a relação próxima que se estabelece entre professores e alunos”.

Luan Orlandi – aluno de Ciências de Computação do ICMC e um dos coordenadores do projeto


Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações

Site do projeto: pet.icmc.usp.br/codifique

Página no Facebook: www.facebook.com/pet.codifique

Inscrições: até 12 de abril no link icmc.usp.br/e/6dbe1

Aulas: às quartas-feiras, das 16 às 19 horas, começando dia 19 de abril.

Onde: no ICMC, Área 1 do campus da USP em São Carlos, Avenida Trabalhador são-carlense, 400, no centro da cidade.

Público-alvo: alunos do ensino médio e de cursinho (tanto de escolas particulares quanto públicas) que não tenham experiência em programação e possuam interesse pela área de computação.

Custo: gratuito.

Telefone: (16) 3373-9146

E-mail: cursocodifique@gmail.com

VEJA TAMBÉM ...