Atividade de construção com barro integra família e alunos da Creche e Pré-escola São Carlos

Acompanhadas de pais, mães, irmãos…  as crianças da Creche e Pré-escola São Carlos da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC) puderam colocar a mão na massa, ou melhor no barro, para a construção de uma casa inspirada em grandes construtores, como o famoso pássaro joão-de-barro.

A atividade chamada de barreamento foi desenvolvida na Área 1 do Campus da USP São Carlos, no sábado, dia 29 de setembro, seguida por piquenique comunitário, e reuniu mais de 50 participantes.

A equipe, que inclusive se intitula “turma João-de-barro”, visitou o Habis, grupo de pesquisa em Habitação e Sustentabilidade do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, e aprendeu diferentes técnicas de construção com o barro, selecionando uma delas para o seu projeto.

Gabriele Fernandes da Silva, professora da turma e chefe da Seção de Creche, conta que “arquitetos funcionários do Campus e familiares – como Thiago Ferreira (Habis), Eduardo Silva (DVEF-PUSP-SC) e Bianca Habib – orientaram a escolha do local para a construção, e as crianças decidiram fazer um projeto inicial da casa em tamanho real. Fizemos o contorno do corpo das crianças para decidir qual a altura que a casa deveria ter e onde seria a porta”. A casa contou também com amarrações feitas com bambus.

A relevância da iniciativa também foi destacada por Gabriele: “Em nossa creche, valorizamos o processo que foi vivido intensamente pelas crianças e famílias. Esse envolvimento nos possibilita saber lidar com a adversidade e a pensar sobre o mundo e suas relações. Foi um sábado de trabalho muito prazeroso”.

“Durante essas vivências, as crianças têm a possibilidade de observar, refletir, levantar hipóteses, reformular pensando em soluções possíveis. Sendo assim, buscamos planejar ações que envolvam a união de todos, pais, professores, funcionários e crianças na construção de um ambiente de respeito e compreensão da infância”, complementa Liliane Terra Pereira Araújo, Supervisora Técnica da Creche e Pré-Escola São Carlos.

Para assistir ao vídeo do dia do barreamento da casa, clique aqui.

Texto: Suzana Xavier da Assessoria de Comunicação da PUSP-SC

Fotos: Equipe da Creche e Lucas Corrêa Campana