Atividades da edição virtual da Feira USP e as Profissões foram vistas mais de um milhão de vezes

Sucesso do evento foi comemorado em reunião com representantes das Comissões de Cultura e Extensão Universitária e da Superintendência de Tecnologia da Informação

Os números da primeira edição virtual da Feira USP e as Profissões foram superlativos. Durante os dois dias de realização do evento, 3 e 4 de setembro, foram promovidas 766 palestras; 754 bate-papos ao vivo sobre os cursos oferecidos pela Universidade; orientação vocacional promovida pelo Instituto de Psicologia; 60 atividades culturais, como apresentações musicais da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e do Coralusp; 72 atividades científicas, como o passeio virtual pelo Parque CienTec e o Show da Física; além da transmissão de mais de 2.200 horas de vídeos exclusivos.

Toda essa programação feita especialmente para o formato digital e promovida por 167 expositores, entre Unidades de Ensino e Pesquisa, Museus, Centros e Institutos, além de Órgãos da Reitoria, foi vista mais de um milhão de vezes por visitantes de todos os Estados brasileiros e de mais 40 países, como Portugal, Estados Unidos, Peru, Argentina, Alemanha e Reino Unido.

A realização da feira virtual, já tradicional em seu formato presencial promovido há quase vinte anos no interior e na capital, foi o desafio encarado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

“Nosso objetivo foi o de mostrar a grandiosidade da USP, principalmente neste momento em que há certos setores que querem nos atacar”, ressaltou a pró-reitora Maria Aparecida Machado, durante uma reunião promovida no dia 21 de setembro com as equipes das Comissões de Cultura e Extensão e de Tecnologia de Informação das Unidades de Ensino e Pesquisa.

O reitor Vahan Agopyan destacou a criatividade dos docentes, servidores técnicos e administrativos e alunos que atuaram na Feira para “transformar uma dificuldade em um sucesso. Este é um grande exemplo do trabalho social que a Universidade faz”.

Para o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira, a Feira serviu como um importante aprendizado. “Fomos capazes de aprender mais sobre esse tipo de transmissão, em uma estrutura de larga escala, sem interrupção e de alta alcançabilidade”, afirmou.

Em breve, todo o material produzido pela PRCEU deverá estar acessível no site da Feira.

Por Adriana Cruz da Assessoria de Imprensa da Reitoria – Jornal da USP