Atividades de cultura e extensão universitária são temas de exposição na Reitoria

Dez instituições que fazem parte da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária estão tendo suas histórias contadas em mostra que também contará com apresentações artísticas

Exposição Uma Visão Caleidoscópica da PRCEU – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A exposição Uma Visão Caleidoscópica da PRCEU já está aberta à visitação. Ocupando o Espaço USP Integração e Memória, no segundo andar do prédio da Reitoria, a mostra destaca as atividades desenvolvidas pelos órgãos e programas de cultura e extensão da Universidade. A visitação é gratuita e acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 24 de março. Além da exposição, haverá apresentações musicais e teatrais nas próximas quartas-feiras, dias 15 e 22 de março, às 13h.

São dez instituições que estão com seus trabalhos e história expostos: a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), o Centro de Preservação Cultural (CPC), o Cinema da USP (Cinusp), o Coral Universidade de São Paulo (Coralusp), o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, a Estação Ciência (EC), o Centro Maria Antonia, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), o Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) e o Teatro da USP (Tusp).

O evento de abertura, realizado no último dia 8 de março, contou com a presença do reitor, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e da pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite. Houve, também, uma apresentação musical com a participação do pianista Sérgio Carvalho e do solista Fernando Coutinho Ramos, membros da equipe artística do Coralusp.

Carlotti destacou que a exposição é um chamado para que alunos, servidores e docentes conheçam cada vez mais os projetos e iniciativas da própria Universidade. “Os uspianos devem conhecer os museus, as atividades culturais, coisas que acontecem fora da sala de aula também”, afirmou.

Para a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, outra função importante da exposição é mostrar a amplitude dos trabalhos desenvolvidos pela Pró-Reitoria. “Muitas vezes não associam as iniciativas a nós. É importante que todos conheçam para poderem participar e se engajar”, disse Marli.

Apresentações artísticas seguirão acontecendo nas próximas semanas – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Por João Pedro Abdo – Jornal da USP