Atividades itinerantes devem aumentar a visibilidade da USP em 2021

Na série de matérias sobre os desafios da USP para 2021, a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária fala sobre os projetos para o próximo ano

Arte – Moisés Dorado sobre fotos USP Imagens

A afirmação do reitor Vahan Agopyan de que “a USP em 2021 não será igual a 2019” tem norteado o planejamento de toda a Universidade para a retomada das atividades no cenário do pós-pandemia da covid-19. Seguindo essa diretriz, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) elaborou seu planejamento estratégico para 2021 e os principais pontos foram apresentados na reunião de dirigentes, realizada no dia 20 de outubro.

Maria Aparecida – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“A pandemia nos deu a oportunidade de criar ações que aumentaram a visibilidade do que fazemos aqui na Universidade. O Portal USP Cultura em Casa, por exemplo, disponibiliza gratuitamente atividades culturais on-line e foi uma grande contribuição para amenizar os dias de confinamento. Outra iniciativa bem-sucedida foi versão digital da Feira USP e as Profissões, que atraiu estudantes não só do Estado de São Paulo, mas do País todo. Para o ano que vem, vamos incorporar muitas dessas experiências positivas e reforçar ações que aumentem a visibilidade da Universidade”, explicou a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado.

Maria Aparecida revela que uma das principais iniciativas para o ano que vem é o lançamento do edital Carretas USP na Comunidade, que selecionará os projetos que utilizarão as duas carretas da PRCEU que serão preparadas para levar atividades de saúde, ciências, cultura e educação para comunidades da capital e de cidades próximas aos campi da USP. As atividades serão realizadas em parceria com outros órgãos da Universidade, com o programa USP Municípios e com as prefeituras locais.

“As carretas são um sonho que delineamos desde que iniciamos a gestão. Elas serão um ponto forte de integração da Universidade com a comunidade. Podemos oferecer cursos de capacitação, por exemplo, agregando valor à economia local e mostrando que a USP é uma parceira dos municípios”, afirma a pró-reitora.

Cursos de extensão

Uma outra iniciativa que deverá ganhar força a partir do ano que vem é o fortalecimento dos cursos de extensão, especialmente dos cursos de extensão a distância.

A Pró-Reitoria deverá investir, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e da Fundação da USP (Fusp), na adequação da infraestrutura de software, na formação de equipe técnica e desenvolvimento de um aplicativo específico para divulgação e inscrição nos cursos, com o objetivo de ampliar o oferecimento de cursos de extensão a distância.

“É uma visão ainda mais profissional sobre os nossos cursos de extensão. A marca USP é forte, mas poderemos divulgar melhor e facilitar a inscrição e o acesso ao conteúdo dos cursos, no Brasil e no exterior”, afirma Maria Aparecida. Também está em negociação a adesão dos cursos da USP à plataforma EDX, que oferece mais de 2.500 cursos on-line de difusão.

Presencial e virtual

Com o retorno gradual das atividades presenciais, a Pró-Reitoria planeja transformar o Anfiteatro Camargo Guarnieri e o Centro Universitário Maria Antonia em hubs de cultura, com apresentações do Coralusp, Osusp, Cinusp e Tusp, especialmente nos finais de semana e feriados. Da mesma forma, os centros culturais dos campi do interior também serão fortalecidos, dando continuidade às ações culturais integradas com a PRCEU.

A tendência é que eventos como concertos e peças teatrais sejam híbridos, com transmissão on-line para atingir um público ainda maior.

Outra iniciativa prevista para 2021 é o Carnathon Virtual, um hackathon que explorará os desafios da sustentabilidade nos campi da USP. Na competição, estudantes de graduação e de pós-graduação poderão escolher entre os temas propostos pelos prefeitos dos campi para desenvolver projetos inovadores.

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP