Atlas gratuito ajuda a conhecer a região de São Carlos a partir de suas bacias hidrográficas

Em formato de e-book e espaço virtual, material didático produzido em parceria com o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP em São Carlos traz conhecimentos sobre a utilização de recursos hídricos visando à formação de uma cidadania ambiental

Atlas aborda conhecimentos sobre a região de São Carlos a partir das bacias hidrográficas – Arte sobre foto/Diagrama Editorial

Aproximar estudantes e a comunidade em geral de assuntos como a história da ocupação urbana, a fauna e a flora, além da formação geológica da região de São Carlos, visando à formação de uma cidadania ambiental. Esse é o objetivo do e-book Atlas histórico e socioambiental das regiões hidrográficas do município de São Carlos – SP, publicação disponível para download gratuito neste link. O material também conta com um espaço virtual que organiza e facilita o acesso aos conteúdos, o Atlas Sanca.

O trabalho é resultado do projeto A Utilização de Bacias Hidrográficas como Unidade de Pesquisa, Ensino e Extensão, no contexto da Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O material foi realizado numa parceria entre o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP em São Carlos, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Divisão de Educação Ambiental da Prefeitura Municipal da cidade.

Trata-se de um material pedagógico que apresenta conteúdos em linguagem clara, acessível e ricamente ilustrado, dividido em três partes. Em São Carlos há milhões de anos, é abordada a formação do território, da biodiversidade local, os fósseis de dinossauros encontrados, além do clima, dos primeiros habitantes e ocupação da terra. A segunda parte, São Carlos: formação e povoamento, trata do povoamento da região de São Carlos, o desenvolvimento econômico com a cultura do café, a construção de ferrovias e a urbanização, até a vegetação e espécies animais que ainda existem na zona rural e urbana.

A terceira parte, São Carlos por suas bacias, é a que tem maior quantidade de conteúdo, relacionado às bacias hidrográficas da região e seu entorno. Como o município de São Carlos está inserido em duas importantes Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHi) do Estado de São Paulo (a Mogi-Guaçu e a Tietê- Jacaré), o atlas apresenta as sub-bacias hidrográficas consideradas mais relevantes: UGRHi Mogi-Guaçu: Sub-bacia do Rio do Quilombo e Sub-bacia do Ribeirão das Araras; UGRHi Tietê-Jacaré: Sub-bacia do Rio do Monjolinho (microbacias do Córrego do Gregório, Córrego do Tijuco Preto, Córrego do Medeiros, Córrego do Santa Maria do Leme, Córrego do Mineirinho, Córrego da Água Quente e Córrego da Água Fria); Área de Proteção e Recuperação de Mananciais (Aprem) Monjolinho; e Aprem Feijão.

Publicação é dividida em três partes – Arte sobre foto/Diagrama Editorial

Difusão da ciência

“A meta foi produzir materiais e desenvolver atividades didático-pedagógicas e de divulgação científica e tecnológica sobre o conhecimento e a utilização de recursos hídricos, com enfoque em bacias hidrográficas como unidade de ensino, pesquisa e extensão, as quais pudessem ser realizadas com as comunidades escolares, visando à formação de uma cidadania ambiental no que se refere às questões que envolvem o consumo e a gestão sustentável dos recursos hídricos, em uma perspectiva de educação em CTS (Ciências, Tecnologia e Sociedade)”, explicam na abertura do atlas as organizadoras Denise de Freitas e Silvia Aparecida Martins dos Santos.

A elaboração do atlas contou com uma equipe multidisciplinar, formada por professores, alunos de graduação, pós-doutorandos e especialistas de diversas áreas: Ensino de Ciências, Biologia, História, Paleontologia e Botânica, Engenharia Ambiental, Zoologia, Educação Ambiental, Pedagogia e Ecologia.

Depois, como desdobramento do projeto e apoio financeiro da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, no 4º Edital Santander/USP/Fusp de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão, foram elaborados banners educativos sobre o tema e construídas maquetes, que são modelos tridimensionais em escala, para mostrar as relações de ocupação e exploração e observação das condições ambientais de certas áreas. Esse acervo está disponível no CDCC, em São Carlos, para uso pela comunidade escolar e todos os interessados.

Para baixar o Atlas histórico e socioambiental das regiões hidrográficas do município de São Carlos – SP clique aqui.

Para acessar o espaço virtual acesse o Atlas Sanca.

Por Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...