Autoconhecimento gera empoderamento na carreira

O ECar – Escritório de Desenvolvimento de Carreiras, por meio do Escritório Avançado ECar São Carlos, fará realizar a palestra Autoconhecimento como instrumento de Empoderamento na Carreira, com a palestrante Christiane Takahashi. A atividade será no dia 26 de abril, às 13 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1 do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP.

A palestrante é Psicóloga, Executive e Life Coach, Sócia Diretora da RH Talento, Consultoria em Desenvolvimento Humano e  Vice-Coordenadora Administrativa do ECar sede.

“Autoconhecimento é olhar verdadeiramente para si, para as próprias características, sentimentos e inclinações. O conhecimento do seu “eu” mais profundo, das suas crenças, a reflexão e compreensão dos seus reais interesses e valores são o ponto de partida para o empoderamento da carreira. Quando identificamos fortalezas, potencialidades, habilidades, enxergamos sombras, limitações e pontos a serem melhorados, desenvolvemos à consciência de como podemos utilizar o autoconhecimento como estratégia para traçar metas, tomar decisões, realizar tarefas e otimizar resultados. Conhecer quem você é implica em escolhas mais conscientes e assertivas”, informa a palestrante.

“O mercado de trabalho cada vez mais tem exigido uma postura ativa, profissionais que sejam protagonistas de suas carreiras, que possam planejar e construir sua trajetória profissional, se desenvolvendo, identificando novas oportunidades e formas de atuação em mundo cada vez mais plural”, complementa.

A palestra abordará os seguintes tópicos:
– Autoconhecimento para carreira e para vida;
– Mercado de trabalho e o mundo VUCA;
– Mas o que significa empoderamento?;
– Você como protagonista da sua carreira.

ECar

Escritório de Desenvolvimento de Carreiras (ECar) é ligado à Pró-Reitoria de Graduação da USP. Criado em 2016, tem sede em São Paulo e é coordenado pela professora doutora Tania Casado, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

O objetivo do Escritório é ser Centro de Referência em Carreiras na América Latina, colaborando para a viabilização dos ideais de carreira e vida dos estudantes USP.

No segundo semestre de 2018 o ECar implantou, em alguns campi da USP, Escritórios Avançados que seguem as mesmas diretrizes, conceitos e metodologias já consagradas pelo escritório sede.  Em São Carlos, o Escritório Avançado está localizado no último piso do edifício Q1 do Instituto de Química de São Carlos e desde novembro de 2018 conta com a parceria de docentes e servidores técnicos e administrativos das Unidades do campus.

O coordenador do Posto Avançado ECar São Carlos é o professor doutor Emanuel Carrilho e o representante do IQSC no ECar São Carlos é o professor doutor Ubirajara Pereira Rodrigues Filho.

Contato: ecarsaocarlos@usp.br

Seminários

Saúde Emocional e Carreira
25 de abril – quinta-feira, às 19 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC