Baterias de íon-lítio: um prêmio Nobel em atraso?

A edição do Química às 16h desta semana, traz o cientista Roberto Manuel Torresi, do Instituto de Química da USP em São Paulo. Baterias de íon-lítio: um prêmio Nobel em atraso? é o tema da discussão que acontece na quarta-feira, dia 4, às 16 horas, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, com transmissão pela internet.

Segundo o pesquisador, a proposta é a “discussão sobre armazenamento eletroquímico de energia, o nascimento das baterias de íon-lítio e sua transformação num avançado sistema de armazenamento de energia que propiciou o Nobel para seus inventores”.  John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino foram homenageados como Prêmio Nobel em Química 2019, por desenvolveram as baterias de íons de lítio, hoje usadas em notebooks, celulares e carros elétricos. Também serão discutidos recentes avanços e diversificação destes sistemas.

Roberto Torresi atua junto ao Departamento de Química Fundamental e tem como temas de interesse: armazenamento e conversão de energia; baterias de lítio; capacitores eletroquímicos; eletroquímica de nanocompósitos e materiais nanoestruturados; líquidos iônicos; eletroquímica de eletrodos modificados em líquidos iônicos e desenvolvimentos de técnicas in-situ em eletroquímica.

O Ciclo de Palestras Química às 16 (Q16) é coordenado pelos cientistas Danilo Manzani e Fábio Henrique Barros de Lima e aborda temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas.  As atividades são abertas a todos, gratuitamente, com palestras transmitidas pelo canal do Instituto de Química de São Carlos no Youtube.

“Baterias de íon-litio: um Prêmio Nobel em atraso?”
4/12/2019, quarta-feira, 16 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Inscrição para participação presencial: www.iqsc.usp.br/eventos
Contato: (16) 3373-8272 ou eventos@iqsc.usp.br