Biblioteca do IQSC recebe calouros com programação inovadora

A combinação soa estranha: Café com Livros, mas é a quinta edição desse convite que é feito todos os anos aos calouros e assim como o nome, fala de novidade. Recepcionados pela equipe da Biblioteca do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), na terça-feira (18), os calouros ouviram a explanação da Sra. Clélia Dimário, sobre o conceito adotado pela biblioteca: o espaço de conhecimento e de estudo, se tornou também espaço de encontro, conversas, leitura diversificada, jogos de tabuleiro, exposição, aulas e muito mais. A atividade integra a programação da XXIV Semana de Recepção aos Calouros.

Recepção pela equipe da biblioteca e “Café com Livros”. Foto: Cibele Baldan (SBI-IQSC)

Expectativas durante o curso

A biblioteca passa por reforma; uma adequação física necessária para dinamizar o espaço e melhor atender as novas demandas que estão surgindo. Nesse sentido, “estes  jovens também estão passando por um período de mudança e novas demandas, então propusemos a eles um “Varal de Expectativas”, onde cada um apontou pelo menos três resultados que esperam conseguir durante o curso”, informou a responsável pela biblioteca. As respostas podem ser conferidas na biblioteca da Unidade.

Integração

Registrar os bons momentos em imagens, além de garantir boas recordações, também ajuda a contar a trajetória de uma vida, de uma conquista e de uma instituição. Pensando nisso, a equipe da biblioteca do IQSC, com o apoio da Comissão de Graduação e da Diretoria, ofereceu uma atividade inovadora, onde os calouros posavam espontaneamente para fotos, que imediatamente eram reveladas e davam forma a um painel:  #EuNaBibliotecaDoIQSC

Inovação que agradou: #EuNaBibliotecaDoIQSC. Foto: Cibele Baldan (SBI-IQSC)

A responsável pelo Serviço de Biblioteca, Sra. Clélia Dimário, informa que estas fotos agora integram o banco de imagens institucional e acrescenta: “a forma espontânea com que os grupos de formaram para tirar as fotos, mostra que a integração realizada no primeiro dia já apresenta resultados positivos”. A inovação foi aprovada por docentes, funcionários e veteranos do curso, que também registraram imagens bem humoradas. O painel com as fotos ficará exposto no piso térreo da biblioteca até o dia 06 de março, quando então “as fotografias serão guardadas para serem expostas novamente daqui  a 4 anos, quando estes jovens se formarem”, informou Clélia Dimário.

Escolheu-se para servir de fundo das fotografias a gigantografia, que mostra a linha do tempo na formação da biblioteca do IQSC.

As imagens estão disponíveis no facebook a biblioteca.

Exposição

A equipe da biblioteca organizou ainda a exposição “Conheça os seus professores e bibliografia básica, primeiro semestre de 2020”. A proposta é “permitir que o ingressante identifique os docentes com os quais terá aula, antes mesmo do primeiro encontro e oferecer uma visão da bibliografia usada durante as aulas do primeiro semestre do curso” informa Clélia Dimário. A exposição pode ser visitada até o dia 06 de março no piso térreo da biblioteca.

Exposição “apresenta” os professores e as bibliografias de cada disciplina do primeiro semestre do curso. Fotos: Sandra Zambon (IQSC)

Sementes

Ao final da visita os alunos receberam sementes de girassol, com uma frase de Cora Coralina que instiga à reflexão sobre as atitudes e o futuro: “Se temos que esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.”

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)