Boas Práticas de Pesquisas é tema de palestra no IQSC

No próximo dia 15 de outubro de 2018, às 10 horas, na biblioteca do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, será realizada a palestra “Boas Práticas de Pesquisas”.

Hamilton Varela discutirá aspectos das boas práticas em pesquisa científica. Foto: Leonor de Calasans

Para abordar o tema foi convidado o professor doutor Hamilton Varela, Vice-Diretor do IQSC e integrante do Comitê de Boas Práticas em Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, que atua antecipadamente e de maneira proativa na educação e prevenção de incidentes de má conduta científica.

Hamilton Varela é Engenheiro Químico (UFRN), Mestre em Físico-Química (IQSC) e obteve seu doutorado no Fritz Haber Institute der Max Planck Gesellschaft, na Alemanha, com tese defendida na Freie Universität München (Alemanha). Foi Assessor de Gabinete da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP (março/2015 a junho/2018).  É membro fundador e Managing Scientist of Ertl Center for Electrochemistry and Catalysis na cidade de Gwangju, Coréia do Sul. Foi eleito em 2009 membro afiliado da Academia Brasileia de Ciências (2010-2014). É membro titular da Acdemia de Ciênicas do Estado de São Paulo (ACIESP) e Fellow da Royal Society of Chemistry (RSCC).  Recebeu o Skinner Prize da RSC (2001) e a primeira edição do Ertl Prize (2012), entregue pelo prêmio Nobel da Química de 2007, G. Ertl.  Possui experiência na área de Físico-Química com ênfase em sistemas complexos, dinâmica não-linear e eletroquímica.

A palestra integra a programação da 5ª Feira do Livro do Campus USP São Carlos (5ª FLUSP) e a 21ª Semana do Livro e da Biblioteca na USP. A atividade é gratuita e aberta aos interessados, que devem inscrever-se através do site www.iqsc.usp.br/eventos.

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)