“Boletim Epidemiológico USP-Covid” traz dados atualizados sobre a pandemia pós-carnaval em São Paulo

Atraso no registro de notificações durante o carnaval gerou aumento pontual no número de casos e mortes na semana passada, mas número de internações continua em queda, segundo especialistas

Os dados da semana epidemiológica mais recente (6 a 12 de março) mostram um aumento nos números de casos e óbitos por covid-19 registrados no Estado de São Paulo (42% e 7%, respectivamente), em comparação com a semana anterior. Isso não significa, porém, que a situação da pandemia tenha piorado localmente nesse período. Especialistas da Comissão Assessora de Saúde da USP avaliam que o aumento decorre de um atraso momentâneo no registro de notificações de novos casos e mortes nos sistemas de informação da Vigilância Epidemiológica, em função do feriado prolongado de carnaval (26 de fevereiro a 2 de março), que está sendo compensado agora. O número de internações hospitalares por covid-19 no Estado manteve sua tendência de queda, com redução de 19% em relação à semana epidemiológica anterior.

Os dados são oficiais, fornecidos pelo Comitê Científico que assessora o governo do Estado no enfrentamento da pandemia, e estão resumidos no Boletim Epidemiológico USP-Covid desta semana. O boletim traz atualizações periódicas sobre a situação da pandemia e sobre a cobertura vacinal contra a covid-19 no Estado de São Paulo, além de anúncios e orientações importantes para a comunidade USP.

O governo do Estado revogou em 9 de março a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos, mas elas permanecem obrigatórias em ambientes fechados. Por conta da grande circulação de alunos, docentes e funcionários nos campi da USP, recomenda-se também o uso de máscaras em ambientes abertos, sempre que houver maior concentração de pessoas. A Universidade retomou suas atividades presenciais integralmente nesta semana, incluindo as aulas de graduação; e apenas pessoas vacinadas estão autorizadas a frequentar os campi. Os protocolos de segurança e orientações para validação do comprovante vacinal estão disponíveis no site USP Retorno Seguro (https://retornoseguro.usp.br), que também traz vídeos de entrevistas periódicas com pesquisadores da Comissão Assessora de Saúde da USP.

Por Herton Escobar – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...