Bolsa de Pós-Doutorado (Fapesp) na área de Cromatografia junto ao IQSC

O Laboratório de Cromatografia do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP) oferece uma bolsa de pós-doutorado no âmbito de seu Projeto Temático (processo 2017/02147-0) “Cromatografia líquida em uma gota e seu acoplamento com espectrometria de massas: estratégias instrumentais, desenvolvimento de materiais, automatização e aplicações analíticas”.

O bolsista atuará no desenvolvimento de novos dispositivos/sistemas de extração e separação, empregando técnicas de microfabricação e prototipagem open source. Estes dispositivos/sistemas serão avaliados no desenvolvimento e validação de métodos automatizados de análise envolvendo técnicas miniaturizadas de preparo de amostra acopladas a cromatografia líquida e espectrometria de massas em tandem com fontes de ionização por elétrons (EI) e electrospray (ESI).

O bolsista terá como obrigação dedicação integral e exclusiva ao projeto.

Requisitos

Os candidatos interessados devem ter concluído o doutorado há no máximo sete anos na área de química ou correlata, apresentar conhecimento científico no tema do projeto, e possuir experiência prévia comprovada em:

i) Desenvolvimento de métodos analíticos automatizados mediante o uso e acoplamento de técnicas de microextração, cromatografia liquida e/ou espectrometria de massas;

ii) Planejamento e fabricação mediante impressão 3D de dispositivos analíticos para a extração e separação de pequenas moléculas orgânicas;

iii) Desenvolvimento de instrumentação analítica empregando ferramentas de eletrônica e prototipagem open source (uso e programação de Arduino e/ou ferramentas similares);

iv) Desenvolvimento e validação de métodos cromatográficos para análise de pequenas moléculas com potencial aplicação de interesse público – tais como fármacos em biofluidos; poluentes orgânicos em amostras de interesse ambiental; resíduos e contaminantes em alimentos; dentre outras de interesse do projeto;

v) Conhecimentos em espectrometria de massas, empregando fontes de ionização por elétrons (EI) e/ou electrospray (ESI).

Estes requisitos devem ser comprovados no ato da inscrição por meio de tese de doutorado ou título equivalente, e com publicações em periódicos científicos de relevância, decorrentes de seus trabalhos de IC, mestrado ou doutorado que demonstrem uma alta produtividade científica do candidato.

Adicionalmente, é requerido que o candidato conte com experiência no mínimo de 12 meses em laboratório de pesquisa no exterior, possua habilidades na comunicação do conhecimento científico mediante a publicação de artigos científicos e apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais, assim como, ter disponibilidade para, se for o caso, realizar partes do projeto no exterior.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Inscrições

Os candidatos deverão inscrever-se até 14 de setembro de 2019, enviando ao Professor Fernando Mauro Lanças, através do e-mail flancas@iqsc.usp.br,  os documentos listados abaixo (em formato pdf) escrevendo no assunto “Candidatura para vaga de Pós-Doutorado”:

1) currículo Lattes atualizado (ou currículo vitae para estrangeiros);

2) súmula curricular;

3) carta de apresentação indicando as razões para se candidatar à bolsa e um breve resumo da experiência e qualificação na temática do projeto

4) duas cartas de recomendação;

5) cópia do título de doutor ou certificado de defesa.

Outras informações no site da FAPESP – clicando aqui.