Brasil conquista mais uma cadeira na Pontifícia Academia das Ciências do Vaticano

O físico brasileiro Prof. José Nelson Onuchic foi indicado para ocupar uma cadeira na Pontifícia Academia das Ciências do Vaticano, tendo recebido as insígnias diretamente das mãos do Papa Francisco no último dia 10 do corrente mês. A cerimônia ocorreu na Casina Pio IV, localizada nos Jardins do Vaticano, durante o debate do tema Ciência básica para o desenvolvimento humano, a paz e a saúde planetária, a primeira plenária presencial após a pandemia.

O Brasil passa, agora, a ter duas cadeiras na Academia de Ciências do Vaticano, sendo que Onuchic se junta ao cientista e também físico, Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o primeiro representante de
nosso país a ter assento naquela congregação.

José Nelson Onuchic  é natural de São Paulo e atualmente é o co-diretor do Centro de Biologia-Física Teórica da Rice University, nos Estados Unidos.

Recordamos que o Prof. Onuchic foi agraciado pela Congregação do IFSC/USP em 12 de abril de 2019, com a outorga da Medalha de Honra e Diploma de Professor Honorário deste Instituto, em cerimônia que contou com a participação do reitor da USP, na ocasião, o Prof. Vahan Agopyan, entre muitos outros convidados.

Com informações da Vatican News – Assessoria de Comunicação do IFSC