Campanha de Medula Óssea foi realizada na USP São Carlos

No último dia 5, aconteceu uma Campanha de Medula Óssea na USP São Carlos.

Uma equipe do Hospital das Clínicas – HC de Ribeirão Preto esteve no Campus com o objetivo de encontrar um doador compatível para Carlos Alberto Balieiro Pereira, funcionário público estadual e portador de aplasia medular, bem como para tantos outros que necessitam de uma medula óssea compatível.

O paciente é morador de São Carlos e faz o tratamento no HC de Ribeirão Preto, mas, infelizmente, o Hemocentro de São Carlos não faz esta coleta, dificultando a doação por parte da população de nossa cidade.

Kaue Domingos Gomes Pereira, de 22 anos e aluno da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi um dos participantes. Ele já é doador de sangue e informou que soube da campanha por um e-mail enviado pelo secretário de seu departamento e considerou interessante participar para poder ajudar e realizar seu cadastro como doador de medula óssea.

José Carlos Casarin Júnior, 30 anos, conhece Carlos por meio de um trabalho social que realizaram juntos e afirma que “assim que soube que teria a campanha em São Carlos, resolveu ajudar”.

Joana Teodorowski Moreno, esposa de Carlos, agradeceu à USP de São Carlos por ter disponibilizado “o espaço e por todo acolhimento voltado à realização da campanha para o Carlos e em favor de muitos que serão beneficiados por esta ação que permitiu 148 cadastros. Esse número vem somar aos atuais 5.509.540 candidatos à doação de medula que já estão cadastrados”, destaca.

A campanha aconteceu no Anfiteatro Armando Toshio Natsume do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), e contou com o apoio da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC).