Campeonato de e-sports une alunos da USP em disputas a distância​

Os jogos da Taça Jupiterweb contam com transmissão on-line, narração, comentários e até participação especial de jogadores profissionais; finais acontecem neste sábado e domingo

Estudantes participam de jogos on-line e competem na Taça Jupiterweb – Foto: 123RF

Os jogos esportivos universitários, assim como diversas outras atividades, precisaram ser paralisados após decretada a pandemia do novo coronavírus. Mas nem todos os jogos. Os e-sports puderam continuar, como são tipo de jogos eletrônicos praticados de forma on-line, os atletas não precisam sair de casa para participar. Assim nasceu a Taça Jupiterweb, uma competição criada por estudantes da USP.

Victor Hugo é um deles. Ele é aluno da Licenciatura em Ciências Exatas da USP, em São Carlos, e faz parte da administração geral do torneio. Segundo ele, a ideia de criar a Taça Jupiterweb foi baseada em outro campeonato, o InterUSP, competição em que alunos da Universidade podem jogar tanto modalidades on-line, quanto presenciais. “É a mesma proposta, juntar alunos dos diversos campi da USP para competir, mas nesse caso, só jogos on-line.”

20200602_League_of_Legends

Jogos como o League of Legends são disputados por 16 equipes da USP no campeonato de e-sports – Imagem: Reprodução

Além de fazer parte da organização, ele coordena uma das equipes participantes, a CAASO Hogs. Junto a ela, mais 15 equipes de outros cursos e campi participaram dos jogos de Counter-Strike: Global Offensive e League of Legendsgames escolhidos para a disputa. “Fizemos um levantamento dos jogos que teriam mais adesão”, explica Victor.

Vídeo de abertura da Taça Jupiterweb que reúne alunos da USP na prática dos e-sports

A classificação, assim como o restante da competição, foi inclusiva. Todos os participantes inscritos puderam participar sem nenhum custeio. Já as disputas foram sorteadas on-line, para que os competidores pudessem acompanhar ao vivo quais seriam seus adversários. “Foram aproximadamente 68 partidas. Tentamos fazer um campeonato bem ‘enxuto’, pois nossa intenção era transmitir a maioria dos jogos, e transmitir 12 horas já está sendo complicado”, revela, risonho.

A final do campeonato acontece no próximo fim de semana. As equipes CAASO HOGS, de São Carlos, e A.A.A.GW, Atlética do Instituto de Física da USP (IF-USP), disputarão Counter-Strike: Global Offensive, no dia 6 de junho. No dia 7, haverá a final de League of Legends com as equipes FEA, Atlética da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e CAASO Hogs.

Ambas as partidas ocorrerão às 13 horas e serão transmitidas on-line por meio da plataforma Twitch. “Haverá narração, comentaristas, e estamos tentando preparar alguns extras, convidando figuras importantes, como jogadores profissionais”, afirma Victor Hugo.

Para assistir, basta clicar no link.

Os jogos disputados

Participantes da Taça Júpiterweb

Equipes de e-sports da USP e as faculdades que os alunos fazem parte

USP São Carlos