Carnathon USP contempla projetos de sustentabilidade para a gestão dos campi

Novo edital da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP incentiva grupos de estudantes a  propor soluções para questões enfrentadas pelas prefeituras da Universidade

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP lança, em 1o de dezembro de 2020, o edital Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão ligadas aos desafios de inovação na gestão da sustentabilidade dos campi da USP. A iniciativa irá selecionar e gratificar com distinções acadêmicas de até R$ 10 mil projetos voltados à gestão sustentável e inovadora dos campi da Universidade. O objetivo é fortalecer a ação conjunta de ensino, pesquisa e extensão com resultados que beneficiem a comunidade e, ao mesmo tempo,  estimular o pensar criativo e inovador dos estudantes.

O edital prevê a participação dentro de seis campos temáticos, sugeridos pelos administradores dos diferentes campi. Os temas incluem as gestões da água, energia elétrica, resíduos sólidos e mobilidade, além de saúde e bem-estar social. Há ainda um tema aberto a novos olhares, denominado “Você traz sua ideia”.

A ação foi criada  em parceria com as prefeituras dos campi da USP em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. A realização conta ainda com o apoio e participação da Agência USP de Inovação, Superintendência de Gestão Ambiental e Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, e ainda das pró-reitorias de Graduação, Pós-Graduação e de Pesquisa.

Para a professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, pró-reitora de cultura e extensão universitária, a iniciativa alia a mobilização dos estudantes nas soluções locais de gestão com as necessidades de resolver os desafios de sustentabilidade. “Como o Carnaval de 2021 será diferente, com o cancelamento de festejos, resolvemos propor aos nossos estudantes uma atividade produtiva para este período. Por isso o nome Carnathon”, explica.

Os projetos devem ser propostos por estudantes de graduação ou pós-graduação da USP, supervisionados por um docente. As inscrições podem ser feitas de 4 de dezembro de 2020 a 7 de janeiro de 2021. A lista inicial dos projetos selecionados será divulgada em 15 de janeiro e a da seleção final no dia 27 de janeiro.

Os selecionados terão de 28 de janeiro a 24 de fevereiro para elaboração do detalhamento das propostas inicialmente submetidas.  A comissão de avaliação deverá então selecionar três projetos para receber distinções acadêmicas nos valores de R$ 10 mil  (primeiro colocado), R$ 5  mil  (segundo colocado) e R$ 3  mil reais (terceiro colocado).

Clique aqui para baixar a versão em PDF.