Cartilha de assédio moral

O trabalho humano contém um dinamismo gigantesco perante a nossa existência no mundo. Ao mesmo tempo que ele pode garantir o nosso bem-estar, reconhecimento, amizades, autossuficiência e aprendizados, a depender de suas condições e as formas pelas quais são organizados, podem também representar grandes limitações à nossa segurança e autoestima.

O assédio moral no ambiente de trabalho, em conjunto com outras feições de violências simbólicas, é um dos fenômenos psicossociais mais relevantes quando discutimos sobre a saúde mental, nos dias de hoje. Trata-se de um compilado de comportamentos que se proliferam na invisibilidade e no autoritarismo, como perseguições, humilhações ou negligências contra os(as) trabalhadores(as) de um determinado local.

O Apoia USP, serviço de Atenção Psicossocial e promoção de Saúde da comunidade da USP São Carlos, elaborou uma cartilha de conscientização sobre o assédio moral do trabalho, descrevendo a sua ocorrência e quais caminhos de intervenção nós podemos tomar para combater essas violências simbólicas.

Confira a cartilha de assédio moral

Por Apoia USP

VEJA TAMBÉM ...