Centro AgriBio seleciona alunos interessados em pesquisa com bolsa

Grupo atua no desenvolvimento de tecnologias para o agronegócio sustentável

agricultura

Os ciclos produtivos do agronegócio, a sustentabilidade ambiental e a segurança alimentar são demandas atuais que desafiam as autoridades mundiais e ganharam a dedicação de pesquisadores do C4AI-AgriBio, um grupo do USP/FAPESP/IBM Center for Artificial Intelligence que foca suas atividades em desenvolvimento tecnológico aplicado ao agronegócio sustentável.

O grupo é formado por representantes de várias instituições e universidades interessados em trabalhar com modelos causais multicritério baseados em IA para tomada de decisão sob incerteza em redes de produção alimentar e está abrindo espaço para que interessados nesse tema possam participar das pesquisas como bolsistas.

“Pesquisadores interessados em investigações envolvendo os principais métodos em Inteligência Artificial para a área e em explorar seus limites, são convidados a participar do desenvolvimento dos trabalhos. O pesquisador também irá lidar com grupos de trabalho que atuam com tomadores de decisão em aplicações, possibilitando avaliar diretamente os principais impactos dos avanços alcançados”, explica Alexandre Delbem, um dos líderes do projeto.

A seleção exige experiências compatíveis com níveis de pós-doutorado, doutorado, mestrado ou treinamento técnico, graduando ou graduado, conforme os perfis de experiência para os níveis de bolsas TT da FAPESP.

Os temas de maior interesse são: abordagens baseadas em conhecimento, Inteligência Artificial e modelos híbridos para redes de segurança alimentar (resiliência; dinâmica espacial da produção e consumo de alimentos, variações espaço-temporais de estresse hídrico, aprendizado da representação); novas abordagens de Inteligência Artificial (aprendizado das associações e predição de ligações, causalidade, modelos estruturais para sistemas complexos capazes de certificar relações causais, tomada de decisão multicritério, soluções eficientes para modelos dinâmicos envolvendo alimento e clima, suporte a tomadores de decisão) e infraestrutura AgriBio (modelos teóricos de integração de dados e informações,  desenvolvimento e implantação de plataformas, heterogeneidade, exploração e construção de bases de dados de alimento, clima e commodities).

As áreas de interesse contemplam conhecimentos avançados em: Aprendizado de Máquina, Computação Evolutiva, Otimização Multiobjetivo, Redes Complexas, Grafos, Redes Bayesianas, Sistemas Dinâmicos, Sistemas Ciberfísicos, Padronização de Dados e Informações, Sistemas de Informação Geográficas, Mineração de Dados, entre outras especialidades.

O interessado deve enviar e-mail para c4ai-agribio@usp.br com o assunto AGRIBIO-Opportunities, anexando Carta de Apresentação e Curriculum Vitae (ou CV Lattes) resumido. O tempo para efetivação de selecionados pode depender da área de pesquisa, do nível de formação e da disponibilidade do candidato, entre outros fatores.

“A construção de modelos causais confiáveis ​​é um problema em aberto nessa área. A construção de novas abordagens para a tomada de decisão multicritério que combinem as soluções encontradas pelas técnicas convencionais baseadas no conhecimento e pelos métodos de aprendizado propostos parece ser uma estratégia promissora para gerar inovações de curto e longo prazo”, finalizou Delbem.

Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI

Mais informações: