Centro de estatística da USP tem inscrições para interessados em análise de dados

Serviço oferecido no Instituto de Matemática e Estatística da USP recebe inscrições até o dia 17 de fevereiro; projetos aprovados serão atendidos no primeiro semestre de 2023

Grupo elabora relatório técnico de análise estatística com resultados das análises solicitadas por pesquisadores e gestores – Foto: Pixabay-CC

A análise de dados e a elaboração de estatísticas ajudam pesquisadores, instituições e empresas a tomar decisões. Um cientista que precisa pensar como coletar uma base de dados ou estimar o tamanho da amostra para sua pesquisa, uma instituição pública que precisa analisar os dados relacionados a consumo de energia e até uma empresa que tem necessidade de avaliar seu desempenho, todos podem contar com a ajuda da estatística para ter informações que não estão visíveis facilmente.

Para ajudar nessa tarefa, o Centro de Estatística Aplicada (CEA) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP realiza consultoria e assessoria em estatística aplicada para órgãos da Universidade, instituições públicas e privadas, além de atender pesquisadores e demais pessoas físicas. Uma equipe composta de alunos do último ano de Estatística, orientados por professores da Universidade, analisa as propostas, faz consultas e projetos de pequeno porte por valores simbólicos.

Iniciativas que precisam desse tipo de análise podem ser inscritas de 17 de janeiro até 17 de fevereiro de 2023 com o envio de informações solicitadas neste link para o e-mail cea@ime.usp.br. É necessário pagar uma taxa de 80 reais e os projetos passam por uma triagem de 23 de fevereiro a 9 de março de 2023. Os aprovados serão atendidos ao longo do primeiro semestre de 2023.

Para que a proposta seja considerada, é necessário que os dados estejam totalmente coletados e organizados em planilha eletrônica e os responsáveis pelo projeto tenham disponibilidade para participar de duas apresentações, além de reuniões com o grupo que desenvolverá as análises estatísticas durante o semestre. Ao final, é feito um relatório técnico de análise estatística com todos os resultados das análises, incluindo tabelas e gráficos, e suas conclusões.

Para mais informações acesse https://www.ime.usp.br/cea.

Por Jornal da USP