24ª Semana de Arte e Cultura da USP: Inscrições de projetos até 25 de agosto

A Comissão Organizadora da 24ª Semana de Arte e Cultura da USP em São Carlos receberá, até o dia 25 de agosto, propostas de atividades em linguagens diversas (Artes Visuais; Música; Dança; Audiovisual – Fotografia, Vídeo, Cinema; Literatura; Circo; Teatro; Artes Performativas; e Artes Integradas) que possam compor sua programação que terá como tema “Lugares Possíveis”.

Na forma de ações culturais e diversificadas linguagens artísticas, temos a expectativa não só de partilhar as ações culturais que têm sido desenvolvidas na USP, mas de construir novos territórios de comunicação com a comunidade local, para que possamos olhar ao redor e nos perguntarmos: “É possível construir outra realidade?”

A 24ª edição da Semana de Arte e Cultura da USP acontecerá entre os dias 16 e 22 de setembro de 2019. Anualmente realizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, a Semana encontra-se plenamente consolidada no calendário acadêmico da Universidade. Tal conquista deve-se não só à Resolução 4366 do Conselho de Cultura e Extensão, que a instituiu em 1997, mas, principalmente, ao caráter aglutinador das ações artísticas e culturais, que estabelecem outros parâmetros de reflexão e experiência dentro do cotidiano universitário, propiciando a ampliação de saberes a partir de um viés emancipatório, metafórico e ficcional proposto pelas ações implementadas em todos os campi da USP.

Pela 2ª vez, o Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão do Campus São Carlos, formado pelos presidentes das Comissões de Cultura e Extensão Universitária (EESC, IAU, ICMC, IFSC, IQSC e CDCC), Centro Cultural (PUSP – São Carlos), CAASO e Teatro da USP – unidade São Carlos, a partir de uma curadoria conjunta, escolheu um tema agregador para as atividades no campus de São Carlos.

Se em 2018, a partir do Tema “Tempos Úteis”, os binômios utilizados na vida acadêmica (produtivo/improdutivo, útil/inútil, ganhar tempo/perder tempo, sucesso/fracasso) foram enfocados, e uma pausa, um deslocamento e uma reflexão da comunidade USP para as suas práticas internas foram propostos, em 2019, esta curadoria definiu como tema “Lugares Possíveis”.

Para o geógrafo (humanista) Milton Santos (Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal
De Milton Santos Rio de Janeiro: Record, 2000. 174 p.), “devemos considerar que o mundo é formado não apenas pelo que já existe (aqui, ali, em toda parte), mas pelo que pode efetivamente existir (aqui, ali, em toda parte). O mundo datado de hoje deve ser enxergado como o que na verdade ele nos traz, isto é, somente o conjunto presente de possibilidades reais, concretas, todas factíveis sob determinadas condições. (…) No entanto, um mundo verdadeiro se definirá a partir da lista completa de possibilidades presentes em certa data e que incluem não só o que já existe sobre a face da terra, como também o que ainda não existe, mas é empiricamente factível. Tais possibilidades, ainda não realizadas, já estão presentes como tendência ou como promessa de realização. Por isso, situações como a que agora defrontamos parecem definitivas, mas não são verdades eternas.
É somente a partir dessa constatação, fundada na história real do nosso tempo, que se torna possível retornar, de maneira concreta, a ideia de utopia e de projeto. Este será o resultado da conjugação de dois tipos de valores. De um lado, estão os valores fundamentais, essenciais, fundadores do homem, válidos em qualquer tempo e lugar, como a liberdade, a dignidade, a felicidade; de outro lado, surgem os valores contingentes, devidos à história do presente, isto é, à história atual. A densidade e a factibilidade histórica do projeto, hoje, dependem da maneira como empreendamos sua combinação.
Por isso, é lícito dizer que o futuro são muitos, e resultarão de arranjos diferentes, segundo nosso grau de consciência, entre o reino das possibilidades e da vontade.”

Sendo assim, a perspectiva desta curadoria é de que essas duas palavras: Lugar e possível, ao serem ditas num só respiro, nos impulsionem a ocupar um território simbólico de efetiva comunicação com o outro, para além dos muros da universidade, mas a partir dela e das manifestações culturais e artísticas de toda a sua comunidade (alunos, docentes e servidores não-docentes de todos os campi).

As propostas serão recolhidas pelo formulário:
https://forms.gle/1hStDG89qcye3bZ96

A inscrição poderá conter propostas para:

Oficinas práticas e teóricas:
em todas as linguagens (adultos e crianças) – somente no período da tarde.

Na Área 1, entre os dias 16 e 21/9, das 14 às 18h, com duração de 1 a 4 horas.
Na Área 2, entre os dias 16 e 21/9, das 14 às 18h, com duração de 1 a 4 horas.

Ações artísticas:
Artes Visuais, Dança, Vídeo, teatro, Fotografia, Literatura, Circo, Artes Performativas (adultos e crianças) – somente no período da tarde.

Na Área 1, entre os dias 16 e 21/9, das 14 às 18h.
Na Área 2, entre os dias 16 e 21/9, das 14 às 18h.

Audiovisual (filmes curta-metragem):
Serão selecionados, prioritariamente, trabalhos realizados por alunos de graduação e pós-graduação do Campus da USP em São Carlos, da Escola de Comunicações e Artes da USP – ECA, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – FAU e, do curso de Imagem e Som da UFSCar.

As Exibições dos curtas selecionados acontecerão na “I Mostra Audiovisual Semana de Arte e Cultura USP – Lugares possíveis” – 19/9, quinta-feira, noite (poderá ter a presença dos seus autores, de acordo com solicitação e análise das propostas)

Música:
Os trabalhos selecionados se apresentarão entre os dias 16 e 20/09, nas Áreas 1 e 2 – entre 12 e 14 horas (horário de almoço em área externa)
Duração: até 40 minutos.

Teatro e/ou Dança (encenações):
Serão priorizados espetáculos (infantis e/ou adultos) que possam ser apresentados em espaço aberto (“espetáculos de rua” ou “espetáculos para a rua”).

Os trabalhos selecionados se apresentarão:
no dia 20/09, na Área 1, no horário de almoço – entre 12 e 14 horas,
ou
no horário noturno, a partir das 19 horas
ou
no dia 22/9 – domingo, na Área 2, aberta à toda a comunidade do entorno, às 16 horas.

As inscrições nas demais linguagens serão inseridas na programação, de acordo com a agenda geral, e serão considerados dias e horários sugeridos pelos proponentes.

Cada proposta será analisada pela Comissão Organizadora da 24ª Semana de Arte e Cultura quanto a sua qualidade, pertinência social e viabilidade, e poderá receber apoio financeiro para realização. A ajuda de custo não prevê cachê, mas somente gastos com transporte, alimentação e hospedagem (se necessários).

O resultado será publicado no dia 28 de agosto pelo Boletim do Campus, Portal da Cultura, Jornal da USP, Site do TUSP e todos os demais meios de comunicação da Universidade de São Paulo.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora da 24ª Semana de Arte e Cultura da USP –
Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão do Campus São Carlos (EESC, IAU, ICMC, IFSC, IQSC e CDCC), Centro Cultural (PUSP – São Carlos), CAASO e Teatro da USP – unidade São Carlos

Informações/dúvidas pelo e-mail: semana.artecultura.usp.saocarlos@gmail.com

Evento do facebook: www.facebook.com/events/620141781728142/

Instagram: @culturausp

VEJA TAMBÉM ...