Ciclo de Debates Ecofalante: Webnário “Audiovisual como ferramenta de transformação”

Helena Corezomaé, Adriano Machado e Rodrigo Espíndola irão relacionar suas vivências e impressões dentro do tema “Audiovisual como ferramenta de transformação” com 2 filmes da 10ª Mostra Ecofalante:  “Chico Rei Entre Nós” & “Yaõkwa: Imagem e Memória”.

Mediação de Edison San.

Helena Indiara Ferreira Corezomaé é uma jovem indígena do povo Balatiponé, também conhecida como Umutina, de Barra do Bugres, MT. Formada em jornalismo e mestre em antropologia social pela UFMT, desenvolve trabalhos como escritora, repórter, editora, assessora e fotógrafa. Tem um histórico de vida marcado pela militância em prol dos povos indígenas e sua luta, principalmente, pela terra.

Adriano Machado, artista visual, natural de Feira de Santana/BA. Possui mestrado em Artes Visuais pela UFBA e desenvolve projetos artísticos em fotografia, vídeo e objetos que buscam discutir questões sobre identidade, território, ficção e memória, investigando processos de políticas de vida. Suas obras apontam para a condição humana entre os espaços de convivência e os territórios afro-inventivos.

Rodrigo Espíndola é fazedor de vídeos, filmes e produtor cultural, formado pela UFSCAr. Trabalhou com diversas produtoras, em eventos como Comic Con Experience, Feira Preta, Festival internacional de Curtas Metragens de São Paulo, Semana ABC, BRlab, DOCSP, Festival Afromusic, Festa dos Batuques Paulistas, Festival Internacional de Mulheres no Cinema. Entre 2019-2020 integrou a equipe de Restauração do Museu da Língua Portuguesa, onde esteve como Diretor Audiovisual dos videolibras de acessibilidade, atuou como Produtor do programa educativo “Escola, Museu e Território”; além de assistente de Produção na Museografia.

Mediação

Edison San. Fotógrafo, ministra oficinas desde 2016, foi o docente responsável pelo curso de fotografia “Vem Pra USP”, uma parceria USP que atendeu a mais de 3 mil alunos de ensino médio. Atualmente é coordenador do Centro Cultural USP São Carlos

Tudo será transmitido pelo YouTube do Centro Cultural USP São Carlos, da Coordenadoria de Cultura UFSCAR e do CineUFSCar.

Se liga no site da mostra e acompanhe a programação da 10° Mostra Ecofalante, já que os filmes ficam disponíveis apenas por alguns dias.

A Mostra acontece de maneira gratuita e online, assim como esse ciclo de debates.

Viva o audiovisual! Viva a Cultura! E Boa Sessão!

Apoio:

Prefeitura do Campus USP de São Carlos – PUSP-SC