Ciências de Dados no topo das carreiras da atualidade

Como o MBA USP-CeMEAI pode transformar sua vida profissional em um ano

banner mba

Analista de Dados, Cientista de Dados, Desenvolvedor de Softwares, Desenvolvedor de Aplicativos, Especialista em e-Commerce, Especialistas em Inteligência Artificial, Especialistas em Machine Learning.

Você sabe o que é essa lista? São as profissões em alta em 2022 no setor de tecnologia, divulgadas anualmente pelo Fórum Econômico Mundial.

Essa informação é uma boa dica sobre quem sempre estará equilibrando a relação homem/máquina, desde que haja conhecimento da melhor qualidade e na mesma velocidade em que as inovações tecnológicas surgem.

Nessa direção, foi criado o MBA em Ciências de Dados da USP-CeMEAI, que oferece as ferramentas necessárias para treinar as habilidades humanas para o futuro do trabalho.

“Somos a força da tecnologia na transformação das carreiras. O que parece automático para nós, como fazer uma pesquisa no Google em um segundo, acessar uma plataforma de streaming para assistir a um filme ou fazer uma transação bancária em minutos, via aplicativo, é na verdade resultado de um trabalho árduo de interpretação de milhões de dados de pessoas que tornam essas operações possíveis”, comenta Francisco Louzada Neto, coordenador do MBA em Ciências de Dados.

profs mba

Claudio Vinicius Cabral é aluno da segunda turma do MBA em Ciências de Dados/2021. Ele é Engenheiro de Operação de Sistemas Elétricos na empresa Centrais Elétricas do Norte do Brasil – Eletronorte (Brasília-DF). E já está trabalhando em uma nova tecnologia chamada ENIA – Assistente Inteligente da Eletronorte. “Em conjunto com um colega da empresa, desenvolvemos essa assistente virtual e inteligente das equipes dos Centros de Operação do Sistema Elétrico. A comunicação entre o operador e a ENIA é realizada por voz, contudo o programa também apresenta a transcrição do diálogo em tela”, explica.

“O programa foi projetado para auxiliar os operadores dos Centros de Operação do Sistema Elétrico na execução das atividades de operação em tempo real, fornecendo acesso de forma ágil e segura aos procedimentos operativos, além da integração com sistemas especialistas de automação capazes de comandar remotamente as usinas, subestações e linhas de transmissão.  Devido ao forte caráter inovador, a assistente foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A ENIA é adaptável e pode ser aplicada em outros processos técnicos ou administrativos da empresa”.

Claudio explica que essa aplicação é apenas uma das conquistas adquiridas com auxílio do MBA e que levar para a empresa esses novos conhecimentos tem feito outros colegas buscarem capacitação. “Houve uma grande aceitação e todo corpo, inclusive gerencial, está se capacitando, motivando e fornecendo todo o suporte para equipes técnicas na aplicação da Ciência de Dados. Portanto, o cenário atual na empresa é favorável à aplicação desse conhecimento, visando acelerar a transformação digital dos processos empresariais”, declarou.

1

 

 

 

“O cenário atual na empresa é favorável à aplicação desse conhecimento, visando acelerar a transformação digital dos processos empresariais”

 

 

“Casos como o de Claudio comprovam a importância dos valores que os professores envolvidos no MBA estão gerando, sendo esse elo academia/empresa, tão necessário para o desenvolvimento da sociedade”, observou Louzada.

Ainda segundo o coordenador, a demanda por conhecimento é urgente. Cientista de Dados é um dos cargos mais procurados não apenas aqui, mas em todo o mundo, de acordo com o relatório Future of Jobs do World Economic Forum. “Os altos salários que podem alcançar os 20 mil reais são reflexo da pouca mão de obra especializada no país. Há uma estimativa da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) que afirma que de 2019 a 2024 o setor deve demandar 420 mil novos profissionais”.

Louzada observa ainda que a alta procura pelo curso comprova essa corrida por conhecimento e consagra o sucesso que tem sido descrito por todos os alunos do MBA em Ciências de Dados, como Cláudia Coleoni, que também cursa a segunda turma e nunca parou de estudar. Atualmente, ela é pesquisadora na Colômbia para o Stockholm Environment Institute, com sede em Estocolmo. Seu mestrado foi na Universidade de Oxford e, no ano passado, viu no MBA da USP-CeMEAI mais uma oportunidade de crescimento na carreira.

“O MBA permitiu vincular minha pesquisa na área de gestão de recursos hídricos com os conceitos e práticas da ciência de dados. Os módulos de ensino me apresentaram a temáticas muito relevantes ao avanço das ciências ambientais, que eu até então desconhecia, como redes neurais e arquiteturas profundas. Meu projeto final do MBA também tem sido essencial para a entrega de soluções no dia-a-dia do meu trabalho. Essa combinação contribuiu também para minha seleção como uma das 25 ganhadoras da edição de 2021 do prêmio Green Talents do Ministério de Educação e Pesquisa (BMBF) da Alemanha. Conciliar MBA com trabalho é uma experiência desafiadora, mas sem dúvidas vale a pena cada hora de estudo e dedicação”, finalizou.

1

 

 

“Meu projeto final do MBA também tem sido essencial para a entrega de soluções no dia a dia do meu trabalho. Essa combinação contribuiu também para minha seleção como uma das 25 ganhadoras da edição de 2021 do prêmio Green Talents da Alemanha”

 

 

 

A chance de mudar sua vida profissional não precisa estar no futuro. Ela cabe em um ano. Mais especificamente, no próximo, desde que você se desafie a ser um dos inscritos para a terceira turma do MBA. Saiba como.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em três áreas básicas: Ciência de Dados, Mecânica de Fluidos Computacional e Otimização e Pesquisa Operacional.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar / IMECC-UNICAMP / IBILCE-UNESP / FCT-UNESP / IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI

Mais informações:

Assessoria de Comunicação do CeMEAI
E-mail: contatocemeai@icmc.usp.br

VEJA TAMBÉM ...