Cientista por um Dia comemora o Dia Internacional da Família

A ONU – Organização das Nações Unidas instituiu o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família.  Para comemorar a data, neste sábado, dia 18, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP organizou um evento onde os alunos do curso de Bacharelado em Química pudessem mostrar para a família, um pouco do seu dia a dia na Universidade.

“O Instituto não poderia deixar de homenagear e agradecer às famílias que nos honraram com a possibilidade de contribuirmos com a formação científica de seus filhos”, afirmou a Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, responsável pelo projeto Cientista por um Dia, responsável pela organização das atividades.

Estão inscritos cerca de 40 familiares, muitos vindos de outros estados e do Distrito Federal. “Preparamos um dia de cientista, ou seja, os familiares vivenciarão um dia como se fossem nossos alunos: assistirão ao show da química, farão experimentos no laboratório, conhecerão as dependências do Instituto: a Central Analítica, a biblioteca, laboratórios de pesquisa e de ensino, e ainda degustarão um delicioso almoço no restaurante universitário”, informou Maria Olímpia.

O Grupo ACS USP Student Chapter, que é composto por alunos de graduação e de pós-graduação do Instituto, apresentará o Show da Química, que envolverá os participantes nas brincadeiras e nas explicações dos conceitos básicos de química.  Este é o primeiro grupo de estudantes brasileiros vinculados à Sociedade Americana de Química (American Chemical Society – ACS).

Outra atividade será conduzida pelo Grupo PET/IQSC – Programa de Educação Tutorial, composto por alunos de graduação do IQSC, no laboratório de ensino do Instituto.  Dentre os participantes das atividades, estarão alguns parentes desses alunos. Ana Caroline Alves de Moura, aluna PET, disse estar ansiosa com essa edição do projeto e acrescentou que “sempre quis que meus pais presenciassem um pouco mais da minha vivência na universidade, e o Cientista por um Dia é uma ótima oportunidade! Espero que eles aproveitem bastante tudo o que temos a oferecer!”.

“Para as crianças pensamos em uma atividade diferenciada”, explica Maria Olímpia, que complementa: “enquanto os pais estarão no laboratório, as crianças desenvolverão atividades lúdicas no saguão do edifício Q1, divertindo-se com a ciência”.

Outras atividades estão preparadas para os participantes. Confira a programação:

9h – Chegada ao IQSC: recepção no saguão do edifício Q1 com coffee break.

9h30 – Show da Química com ACS USP Student Chapter, no anfiteatro térreo do edifício Q1

10h30 – Turma 1:  adultos – Laboratório de Ensino com o Grupo PET – Programa de Educação Tutorial; crianças – “#Na banca com a Vovó” no saguão térreo do edifício Q1.

Turma 2A: Visita à Biblioteca

Turma 2B: Visita à Central de Análises Química e Instrumentais (CAQI)

11h30 – Turma 2: adultos – Laboratório de Ensino com o Grupo PET – Programa de Educação Tutorial; crianças – “#Na banca com a Vovó” no saguão térreo do edifício Q1.

Turma 1A: Visita à Biblioteca

Turma 1B: Visita à Central de Análises Química e Instrumentais (CAQI)

12h30 – Almoço no Restaurante Universitário. Horário livre para conhecer o campus USP São Carlos.

14h – Visita ao Laboratório de Pesquisa do Grupo de Química Analítica Aplicada a Medicamentos e a Ecossistemas Aquáticos e Terrestres, acompanhados pelo mestrando Rafael Sardelli de Oliveira e a pós-doutoranda Dayana Moscardi dos Santos

14h30 – Bate-papo com Rafael Sardelli de Oliveira e Dayana Moscardi dos Santos, no anfiteatro térreo do edifício Q1

15h – Encerramento

Contato – Comissão de Cultura e Extensão do IQSC: (16) 3373-8036 ou ccex@iqsc.usp.br