Cientistas do IQSC figuram em lista dos melhores do BRICS e da América Latina

21 professores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP estão no Top 10 mil cientistas da América Latina, segundo ranking divulgado pelo sistema de classificação AD Scientific Index. Dos docentes que constam na relação, dez deles também figuram na lista dos melhores do BRICS, grupo formado por cinco grandes países emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Juntas, essas nações representam cerca de 42% da população, 23% do PIB, 30% do território e 18% do comércio mundial.

O “AD Scientific Index” é um estudo que mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos dos cientistas. Os cálculos são feitos com base em índices que medem tanto o número de publicações dos pesquisadores, seja na forma de artigos ou de livros, como a quantidade de citações de cada trabalho. A classificação avalia o desempenho de cientistas de 13.600 universidades, em 206 países. Veja os detalhes da metodologia empregada pela avaliação clicando no link.

“Este é mais um ranking que reforça a excelência e tradição do IQSC na pesquisa, medido pelo número de publicações indexadas, bem como pelo impacto das mesmas com base no alto número de citações que recebem. Tal produtividade está intimamente associada à qualidade de nossa pós-graduação e à participação ativa de nossos pós-graduandos. Vale lembrar que, por mais que essas listas sejam completas, elas não são perfeitas, pelo contrário, faltam muitos nomes por razões, às vezes, de falhas na base de dados, visto que essas listas estão baseadas no Google Scholar”, comenta a direção do Instituto.

Confira nos links abaixo os rankings de cientistas do BRICS e da América Latina, segundo o AD Scientific Index :

Ranking BRICS

Ranking América Latina